B) Que inferencias podem ser feitas entre o titulo do artigo "A comunicação afetiva entre a escola e comunidade pode salvar vidas" e o elogio que o estudante fez em relação ao conteúdo do texto?
C) A carta passou por uma revisão textual mediada pelo professor e compartilhada com a turma da sala. Que tipo de linguagem predomina na carta? Essa linguagem está adequada ao destinatário dela?
D) Em determinado momento da carta, o estudante posiciona-se criticamente em relação ao artigo de opinião. Esse comentário foi escrito de forma positiva ou negativa? Comente com suas palavras os pontos de vista do autor da carta.
Respostas
Resposta:
Explicação:
B) O título do artigo menciona o acolhimento afetivo como recurso para tornar mais efetiva a comunicação escolar, o que pode inclusive salvar vidas. No caso exemplificado na questão, o aluno narra uma situação em que o conhecimento tirou famílias da miséria.
C) A linguagem que predomina é a coloquial, informal, com algum uso de gírias. O enunciado informa que a carta passou por revisão de professor. O tom é adequado ao destinatário da carta, que é o jornal que produziu o artigo.
D) O questionamento do jovem não é uma crítica negativa, mas a expressão de dúvidas, algo positivo. Ele informa que o artigo está sendo usado como referência pela sua comunidade e por isso pede esclarecimentos adicionais sobre detalhes de implementação do projeto.
A comunicação afetiva no ambiente escolar
O texto usado como exemplo trata da adequação do conteúdo escolar ao contexto pessoal do aluno e de sua comunidade. Salienta a importância do aspecto afetivo.
Embora o texto seja direcionado a um jornal, o fato de estar sendo trabalhado em sala de aula indica sua relevância no ambiente escolar:
- Incorporar a bagagem do estudante é um dos pressupostos da educação atual.
- Questões inclusivas permitem aproximar o tema da realidade dos alunos.
Continue aprendendo sobre inclusão escolar aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/52795800
#SPJ1