A informatização do Sistema Único de Saúde (SUS) foi planejada pelo Ministério da Saúde para facilitar e contribuir para a organização do trabalho dos profissionais de saúde, elemento decisivo para a qualidade da atenção à saúde prestada à população. Os frutos dessa estratégia são o Sisab e um novo software, denominado e-SUS AB, que possui duas versões: a Coleta de Dados Simplificada (CDS) e o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) (BRASIL, 2013). Para que você compreenda as diferenças entre essas duas versões, observe, primeiramente, na Figura 1, o fluxo de cadastro e atualização das famílias e do território usando a versão de Coleta de Dados Simplificada (CDS): Cadastro de indivíduos, famílias e domicílios/imóveis no CDS Figura 1 - Fluxo de Cadastro e Atualização das famílias e do território na versão da Coleta de Dados Simplificada (CDS). Agora, observe na Figura 2, o fluxo de cadastro de indivíduos e atualização das famílias e do território (domicílios/imóveis) utilizando o aplicativo e-SUS AB Território com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Cadastro de indivíduos, famílias e domicílios/imóveis Figura 2 - Fluxo de Atualização usando aplicativo e-SUS AB Território na versão PEC. Comparando os dois fluxos, o da Figura 1 com o da Figura 2, podemos compreender que a utilização do aplicativo e-SUS AB Território na versão PEC promove uma grande simplificação no processo de coleta e registro de informações e as vantagens são as seguintes, exceto: a) Eliminação das fichas de papel (Cadastro Domiciliar e Cadastro Individual). B) Eliminação do processo auxiliar de digitação do cadastro, considerando o uso do CDS. C) Aumento no armazenamento de fichas de papel dentro da UBS. D) Diminuição do tempo de compartilhamento de informação com o restante da equipe. E) Redução no tempo de cadastramento e atualização dos cadastros da população no território. RESPOSTA CORRETA (CORRIGIDO PELO AVA)- c) Aumento no armazenamento de fichas de papel dentro da UBS
Respostas
Os softwares que auxiliam nas políticas públicas, como no caso do e-SUS AB trouxeram a possibilidade de novos recursos e processos a partir da coleta e registro de dados como uma forma de armazenar as diferentes fichas e incluir no sistema os dados dos indivíduos que fazem uso do sistema. Alternativa C é incorreta.
Como podemos observar a atuação do SISAB?
Ele nada mais é que o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica, que visa organizar e informatizar a aplicação do sistema.
Por fim, ele atua lado a lado com o SUS que tem como objetivo como objetivo a promoção do direito a saúde a todos os indivíduos.
Ela busca proteger oferecendo uma rede ampla e abrangente tanto ações, como serviços de saúde.
Mais sobre as políticas públicas:
https://brainly.com.br/tarefa/11461810
#SPJ4