Ao longo da história cristã no continente latino-americano, a trajetória missionária nunca foi apenas uma questão de vocação divina. Sempre envolveu a relação com o Estado, a luta por poder e a relação com outro que é estranho, mas que deve ser alvo da catequese. Não há, portanto, como compreender a religião na América Latina sem se entender essas relações que extrapolam o campo religioso. Elas afetam não somente os resultados palpáveis na formação de uma mentalidade religiosa, mas também a configuração territorial, a governança política, o perfil institucional e a produção teológica em solo latino-americano.
AZEVEDO, I. B., AMARAL, L. D. História da Igreja II. Maringá-PR.: UniCesumar, 2018, p. 137. (Adaptado).
Sobre isso, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. Para a Igreja Católica, a conquista das Américas significava um enorme espaço a evangelizar; como também uma subserviência maior aos Estados da Península, tornando-se cada vez mais um instrumento das monarquias.
II. A conquista e a evangelização das américas começaram juntas, sendo que a segunda seguiu os caminhos da primeira, tanto que na segunda viagem de Cristóvão Colombo já haviam sacerdotes a bordo representando a Igreja Católica. Apesar disso, a evangelização, efetivamente, se deu de diferentes maneiras e iniciou-se em momentos distintos em cada território.
III. A partir do fim das guerras de independência e a formação dos Estados Nacionais nas Américas, a Igreja Católica passa por um processo de empobrecimento material e religioso. No Brasil, desde de 1822, apesar de ainda estar vinculada ao Estado, a Igreja tem seus privilégios extintos, seu trabalho missionário barrado e inúmeros bispos e autoridades que não concordavam com a nova ordem, exilados.
IV. A evangelização foi facilitada e desenvolvida sob o instituto jurídico-religioso do Padroado Régio, a partir do qual intensificaram-se os laços entre a monarquia e a igreja. O monarca passava a ser, na prática, o chefe da Igreja. No Brasil, esse vínculo só será rompido com a Proclamação da República, ao final do século XIX.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Respostas
Sobre a história da Igreja Católica na América Latina e sua relação com a colonização dos diferentes territórios da região, as afirmativas a seguir são, respectivamente: V, V, F e V.
O papel da Igreja Católica na colonização da América Latina
A colonização da América Latina, região do continente que inclui o México e toda a América Central e do Sul, tem como parte integrante a catequização dos povos originários, imposta pela Igreja Católica. O Catolicismo se apresenta como instrumento de poder e de convencimento das monarquias Ibéricas (Portugal e Espanha).
A colonização da América se deu em um período onde o absolutismo era predominante na Europa, sendo assim o monarca se apresentava não apenas como o centro político do Reino, mas também um representante de Deus na Terra.
Para saber mais sobre a Igreja Católica e a colonização, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/31019475
#SPJ1