Desde o século XVII até globalizar-se no século XIX, o Protestantismo norte-americano foi moldado pelo movimento puritano, o que fez com que algumas ênfases fossem desenvolvidas ao longo da história.
Sobre as ênfases puritanas do protestantismo nos Estados Unidos, avalie as afirmações a seguir:
I. Uma das ênfases fundamentais adotadas foi a teologia do pacto, a partir da qual relacionava-se a soberania de Deus com a responsabilidade humana.
II. O missionarismo e o predestinacionismo constituem-se enquanto ênfases puritanas importantes. O primeiro pois tornou possível a disseminação do protestantismo norte-americano ao mundo; já o segundo, de maneira modificada, abrigou também os ditames da razão.
III. O denominacionalismo, também foi desenvolvido, trazendo enquanto consequência a fragmentação e complexificação do cenário do protestantismo norte-americano.
IV. Uma das ênfases do protestantismo norte-americano que destoava do movimento puritano deu-se em relação à adoção do princípio de não separação entre igreja e estado.
É correto o que se afirma em:
Respostas
As bases fundamentadas se conectam com a teologia do pacto, trazendo a responsabilidade de Deus como uma base da responsabilidade humana. O missionarismo e o predestinacionismo se constitui a partir de ênfases puritanas. As alternativas I, III e IV se apresenta como corretas.
A globalização trouxe para o protestantismo norte-americano uma base moldada pelo movimento puritano o que fez com que diferentes cenários dialogassem com o crescimento dos viés da igreja.
Como podemos resgatar a ideia da reforma protestante?
Trazendo para um contexto histórico a reforma protestante foi um movimento que buscou a renovação dos preceitos estabelecidos pela igreja católica.
Sobre a ética protestante:
https://brainly.com.br/tarefa/22327536
#SPJ1
Resposta:
A resposta correta é I, II, e III
Explicação:
Uma das ênfases do protestantismo norte-americano que destoava do movimento puritano deu-se em relação à adoção do princípio (separação) entre igreja e estado. pág 128