Segundo Figueiroa e Silva (2020), a Medicina a partir do século XX, como já vinha em um movimento de grande expansão dessa ciência, os problemas sociais e as questões morais causaram debates intensos. Essas questões debatidas, de maneira geral, são consideradas como necessidades de saúde, e logo, seriam responsabilidades da Medicina e acabariam necessitando de assistência médica para “resolver” essas irregularidades.
Adaptado de: FIGUEIROA, A. G. B.; SILVA, S. M. C. Estudo Sócio-Histórico e Neuropsicológico da Medicalização Infantil. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.
Avalie as afirmativas a seguir:
I. Uma das formas que o Estado oferece para emancipação do indivíduo é oferecendo autonomia para atuação econômica.
II. O Estado tem pouco interesse em medicalizar a sociedade, visto que isso se torna um custo a mais para o Estado, por isso a burocracia é tão importante para impedir o aumento do consumo de remédios.
III. No contexto da época, a Medicina se baseava nos interesses econômicos e por estratégias políticas, não sendo apenas para a reprodução de algumas práticas, mas também como objeto de consumo.
IV. Para Foucault, nos séculos 17 e 18, a medicina social era definida como um instrumento científico que normatizava algumas condutas, principalmente as relacionadas com a higiene e a transmissão de doenças.
V. Problemas sociais como alcoolismo, hiperatividade, dependência química de psicoativos, intervenções estatais sobre o corpo social da população nos diferentes espaços urbanos são decorrentes das mudanças econômicas.
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV.
Alternativa 2:
I, II e III.
Alternativa 3:
I, II e V.
Alternativa 4:
III, IV e V.
Alternativa 5:
II, III, IV e V.
Respostas
Alternativa 5:
II, III, IV e V. Resposta:
Explicação:
A alternativa correta é a 5: II, III, IV e V. Os Estados são obrigados a medicalizar a população, e a fornecer medicamentos de alto custo, apesar deles evitarem fazer isso, o máximo que podem. A Medicina tinha interesses políticos, e econômicos no passado, principalmente no Brasil, e ainda continua tendo. Segundo o francês Michel Foucault, a Medicina Social procurava gerar uma identidade sanitária. Toda Mudança Econômica pode causar sérios Problemas Sociais.
Medicina Principais Características
A Medicina é uma área de conhecimento, responsável pela restauração, e manutenção de saúde. Seu principal objetivo é salvar vidas, curar, aliviar a dor, e sofrimento, de pacientes doentes, que necessitam de ajuda médica. A palavra é originária do idioma latim, cujo significado é “arte da cura”.
A Medicina estuda, investiga, as razões das doenças humanas, almejando encontrar um possível tratamento, e cura, para estes problemas, evitando que as doenças possam se espalhar. Os Médicos são os responsáveis por esta importante tarefa, e por este motivo, precisam estar altamente atualizados, e preparados, com as novas técnicas, e novos tratamentos da Medicina.
Veja mais sobre Medicina no link abaixo:
https://brainly.com.br/tarefa/31534824
#SPJ2