“Desta maneira ir-lhes-ei ensinando as orações e doutrinando-os na Fé até serem hábeis para o batismo. Todos estes que tratam conosco, dizem que querem ser como nós, senão que não têm com que se cubram como nós, e este só inconveniente tem. Se ouvem tanger a missa, já acodem e quando nos vêm fazer, tudo fazem, assentam-se de giolos, batem nos peitos, levantam as mãos ao céu [...].”
NÓBREGA, Manuel da. Em defesa das almas indígenas. In: OLIVIERI, Antonio Carlos; VILLA, Marco Antonio (Orgs.). Cronistas do Descobrimento. Série Bom Livro. São Paulo: Editora Ática, 2000. p. 48. Excertos.
No texto, lemos: “Se ouvem tanger a missa, já acodem [...]”. Nesse trecho, identificamos uma relação semântica de
a.
oposição
b.
comparação
c.
conclusão
d.
tempo
e.
causa
Respostas
respondido por:
0
A relação semântica estabelecida no trecho retirado do texto de Manuel da Nóbrega, "Em defesa das almas indígenas", é a descrita na letra C: conclusão.
O que é uma relação semântica?
Antes de compreendermos o que é a relação semântica, vamos ver o que é Semântica. Essa é uma área da Linguística que tem como objeto de estudo o significado das palavras, expressões, frases e afins, em seus contextos.
Assim sendo,
- as relações semânticas são as relações que as palavras ou orações, períodos, frases mantém umas com as outras no que diz respeito aos seus sentidos ou significados
- palavras que são sinônimas, por exemplo, é uma relação semântica, bem como as orações coordenadas e subordinadas com suas orações principais.
Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre relação semântica, clique aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3426129
#SPJ1
respondido por:
0
d. Acredito que a alternativa correta seja tempo, porque a conjunção temporal está implícita no trecho.
Explicação:
"Se ouvem tanger a missa, já acodem" pode ser reescrito como "Quando ouvem tanger a missa, já acodem"
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás