A questão da mão de obra gerou dificuldades para os colonizadores portugueses desde cedo. A primeira solução foi a utilização de mão de obra indígena. Durante as décadas iniciais da plantação de cana-de-açúcar, a escravização dos índios foi uma forma de os portugueses conseguirem mão de obra barata e de fácil acesso. A substituição do índio pelo africano já foi bastante debatida pelos historiadores, mas, no princípio, pouca atenção foi dada à mão de obra indígena, tendo-se propagado a ideia de sua inadaptabilidade ao trabalho sistemático das lavouras de cana-de-açúcar.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A escravização do índio foi de extrema importância para a implantação bem-sucedida da empresa açucareira. Devido a economia nos gastos da produção decorrentes desse tipo de exploração, os senhores de engenho acumularam riqueza suficiente para garantir a aquisição dos escravos negros africanos.
Porque
Com a primazia do capitalismo comercial, o tráfico de escravos possibilitou mais uma forma de aumento dos ganhos, tornando a cadeia produtiva mais complexa e com maior volume de riqueza em circulação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: quais as alternativas de resposta?
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás