Os principais riscos tanto dos profissionais da saúde e bem-estar quanto dos seus pacientes são relacionados a fatores físicos, químicos, e biológicos, que podem intervir em sua vida e saúde. Estes fatores são representados desde substâncias que podem adentrar em nosso organismo pela pele, via respiratória até microorganismos como vírus, bactérias e fungos. Por isso é muito importante o uso de condutas adequadas para reduzir e eliminar estes riscos
Respostas
Resposta:
A nível de riscos químicos, destacam-se os citostáticos, ou seja, medicamentos capazes de alterar as células, usados nos tratamentos oncológicos, no sentido de serem destruídas as células cancerígenas; contudo, a afinidade pelo alvo e/ou a forma de administração não garantem uma precisão absoluta, pelo que também são destruídas células normais. A maioria dos fármacos usados em Oncologia está por isso, curiosamente, classificada como carcinogénica.
Para além disso, a generalidade dos profissionais de saúde está sujeita a patamares razoáveis de stress laboral, bullying, burnout e violência; condições estas com implicações na saúde física e emocional dos funcionários, bem como no absentismo, satisfação e produtividade. A nível organizacional destacam-se também as alterações cronobiológicas secundárias aos horários prolongados, trabalho por turnos rotativos e/ou noturnos, envelhecimento dos funcionários e alterações nutricionais/ endocrinológicas inerentes.
Explicação: