• Matéria: Química
  • Autor: alineninaatg7271
  • Perguntado 3 anos atrás

os materiais radioativos emitem diferentes tipos de radiação. a radiação gama, por exemplo, por sua alta energia e penetração, consegue remover elétrons dos átomos dos tecidos internos e romper ligações químicas por ionização, podendo causar mutação no dna. já as partículas beta têm o mesmo efeito ionizante, mas atuam sobre as células da pele. rodrigues jr., a. a. o que é radiação? e contaminação radioativa? vamos esclarecer. física na escola. v. 8, n° 2, 2007. são paulo: sociedade brasileira de física (adaptado). segundo o texto, um indivíduo irradiado por uma fonte radioativa é exposto ao risco de a transformar-se em um corpo radioativo. b absorver a radiação e armazená-la. c emitir radiação e contaminar outras pessoas. d sofrer alterações gênicas e desenvolver câncer.

Respostas

respondido por: thipolido
0

A partir do texto inicial, entendemos que a radiação gama consegue remover elétrons e também romper ligações químicas, tendo a beta o mesmo efeito porém, com menor grau de penetrabilidade, podendo assim, causar mutações no DNA. (alternativa D)

Efeitos da Radiação no Ser-humano

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com calor e o outro é uma ionização das células.

O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que uma exposição prolongada ao sol.

A ionização e a fragmentação celular causam problemas de mutação genética durante a gestação de fetos, que nascem prematuros ou com graves problemas de má formação.

Saiba mais sobre radiação em: https://brainly.com.br/tarefa/51862887

#SPJ4

Perguntas similares