Respostas
Não, de acordo com princípios relacionado ao estudo da evolução não é correto dizer que descendemos dos macacos e sim que descendemos de um ancestral em comum com estes animais.
Evolução e ancestralidade comum
O entendimento do processo de evolução é frequentemente mal interpretado por muitas pessoas, como uma ideia de progresso e que o auge deste processo seria o ser humano. Esta ideia é equivocada e leva a problemas no entendimento correto do processo evolutivo.
O entendimento da evolução é baseado na ideia de ancestrais comum entre táxons. Estes ancestrais geralmente são hipotéticos, pois não é possível determinar com certeza que uma determinada espécie deu origem a outra.
No que diz respeito à evolução humana, nós sabemos que atualmente os animais mais próximos em parentesco à nossa espécies são os chimpanzés e os bonobos. No entanto é incorreto dizer que descendemos destes animais. O ser humano compartilha um ancestral comum com o chimpanzé e o bonobo, que deve ter vivido a pelo menos 5 milhões de anos.
Este ancestral evoluiu de forma a originar dois grupos distintos reconhecidos atualmente, o gênero Homo, ao qual pertencemos, e o gênero Pan, no qual estão os chimpanzés e os bonobos. Ambos os gêneros constituem junto aos gêneros Gorilla e Pongo a família Hominidae.
Diante do exposto acima, podemos concluir que é mais correto afirmar que os seres humanos são macacos do que afirmar que descendemos dos macacos, afinal de contas, o termo macaco não se refere a um grupo natural, quando o ser humano é excluído deste grupo.
Você pode continuar estudando sobre a evolução humana aqui: https://brainly.com.br/tarefa/314928
#SPJ4