A Kodak era líder mundial em produção em filmes, além de enfrentar ataques da concorrência, como Fuji (Japão), Agfa (Alemanha) e Polaroid (Estados Unidos). Desde 2004 vem enfrentando uma ameaça muito maior: câmeras eletrônicas que fotografam sem usar filmes e gravam imagens em cartões de memória. Até os celulares são hoje uma ameaça direta às tradicionais fábricas de câmeras fotográficas. " CHIAVENATO, Idalberto; ARÃO, Sapiro. Planejamento estratégico. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. P. 107. A partir do fragmento apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O caso Kodak é um exemplo claro de como o ambiente externo pode influenciar o ambiente interno de uma organização. Nesse caso, houve uma grande influência do ambiente tecnológico; POIS II. A análise do ambiente externo caracteriza-se pela construção da percepção do ambiente externo à organização, visando identificar as oportunidades e ameaças para o funcionamento eficiente e eficaz da empresa. A seguir, assinale a alternativa correta:
Respostas
O caso mostra que a Kodak foi um exemplo de empresa afetada pelas constantes mudanças do ambiente externo.
Opção X: as duas assertivas são verdadeiras e complementares entre si.
As mudanças do ambiente externo
Entenda que, na realidade, as mudanças do ambiente externo não podem ser controladas pelas organizações. No entanto, o acompanhamento daquelas mudanças é importante para a identificação de oportunidades e ameaças que podem impactar os negócios de alguma forma.
Nessa dimensão da realidade, vale destacar que o avanço tecnológico representou uma ameaça e uma oportunidade para os negócios da Kodak.
Por fim, vale destacar que as ameaças ficaram mais significativas quando a Kodak viu o surgimento de empresas (concorrentes) focadas na fabricação de câmeras digitais.
Aprenda mais sobre o tema ambiente externo em:
https://brainly.com.br/tarefa/4738311
#SPJ4