1) A crescente geração de resíduos sólidos é uma das consequências ocasionadas pela intensificação da urbanização e que pode resultar em graves efeitos negativos para o meio ambiente e para a saúde do homem. Diante disso, a legislação brasileira tem estimulado a instalação de aterros sanitários, como ilustrado na Figura A, em substituição dos aterros controlados e dos lixões, como ilustrados nas figuras B e C. Essa medida do governo brasileiro visa alcançar a redução da poluição que é ocasionada pela disposição final ambientalmente inadequada dos resíduos sólidos. Aterros Com base nisso, analise os tipos de poluição listados a seguir : I) Poluição do solo. II) Poluição da água. III) Poluição do ar. Assinale a alternativa que identifica os tipos de poluição que podem ser ocasionados pela disposição final dos resíduos sólidos em aterros controlados ou lixões: Alternativas: a) A sentença I está correta. B) A sentença II está correta. C) A sentença III esta correta. D) As sentenças Ie III estão corretas. E) As sentenças I, II, III estão corretas
Respostas
Considerando o que se sabe a respeito da geração de resíduos sólidos e dos tipos de poluição causados pelos aterros e lixões, podemos considerar que as três sentenças estão corretas. Sendo assim, a resposta é a letra E.
Consequências dos Lixões
A legislação brasileira proibiu recentemente a existência dos lixões no modelo que costumava existir. Essa medida tem como principal fundamento a necessidade de trabalhar de maneira adequada os resíduos sólidos e de prevenir os diversos tipos de poluição advindos dos lixões e aterros, como a poluição do ar, do solo e da água.
Além disso, a existência de lixões colabora para a proliferação de micro-organismos que podem ser vetores de doenças, para a contaminação dos lençóis freáticos e a contaminação dos próprios catadores que trabalham no ambiente.
Entenda mais sobre o Impacto dos Lixões aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1009307
#SPJ4
Resposta: E)
Explicação:
As sentenças I, II, III estão corretas.