3) "Os documentos que certificam a diversidade e a riqueza da flora de uma determinada região ou país encontram-se depositados em coleções botânicas. Essas coleções são bancos de materiais (espécimes ou exemplares) vivos ou preservados e os dados a eles associados. Os jardins botânicos, os arboretos e os bancos de germoplasma são exemplos de coleções vivas. Os herbários, as palinotecas são exemplos de coleções preservadas. Os herbários e outras coleções a eles associadas (carpotecas, xilotecas) são ferramentas imprescindíveis para o trabalho dos taxonomistas e apoio indispensável para muitas outras áreas do conhecimento. ". PEIXOTO, Ariane Luna; MORIM, Marli Pires. Coleções botânicas: documentação da biodiversidade brasileira. Ciência e Cultura, v. 55, n. 3, p. 21-24, 2003. Analise as afirmativas e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Pode-se fazer uma analogia entre herbários e bibliotecas, onde é possível obter informações e realizar pesquisas e comparações de plantas dentro da sua coleção, com diferentes objetivos, sendo que, ao invés de livros, serão utilizadas espécies vegetais secas e prensadas. ( ) Uma espécie que um pesquisador não consegue identificar e, se estiver no acervo do herbário, é possível efetuar a comparação e identificar a família da espécie. ( ) Para classificações inferiores (gênero e espécie) é necessário a ajuda de um especialista no gênero ou espécie de interesse. ( ) A presença de herbários ocorre em nível regional (em algumas cidades específicas) e nacional (quando possui tal abrangência), tão somente. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Selecione uma alternativa: a) V – V - F - F. B) V - V - V - F. C) F - V - F - V. D) F - V - V - F. E) V - V - F – V
Respostas
Herbário é um termo usado pela primeira vez por Turnefor (1700) para plantas medicinais que são secas como coleções. Luca Ghini (1490-1550), professor de Botânica na Universidade de Bolonha, Itália, foi o primeiro a secar plantas sob pressão e anexá-las ao papel e registrá-las como uma coleção científica (Ramadhanil, 2003).
Com base na análise realizada, a afirmação correta com base na sequência é V-V-V-F. (B)
Conheça o herbário de preservação de plantas
Herbário é feito de espécimes que amadureceram, não atacados por pragas, doenças ou outros danos físicos. As plantas com o hábito de árvores e arbustos incluem pontas de caule, folhas, flores e frutos, enquanto as plantas herbáceas incluem todo o habitus.
O herbário seco é usado para espécimes fáceis de secar, como folhas, caules, flores e raízes, enquanto o herbário úmido é usado para espécimes aquosos e moles, como frutas.
Benefícios do herbário
O herbário pode ser usado como material de referência para definir o táxon vegetal, pois possui um holótipo para essa planta. O herbário também pode ser usado como material de pesquisa para floristas ou taxonomistas.
O herbário é usado para apoiar outros estudos científicos, como levantamentos ecológicos, estudos fitoquímicos, contagem de cromossomos, realizar análises biológicas comparativas e desempenhar um papel na descoberta de estudos evolutivos. Os benefícios deste enorme herbário exigem que o cuidado e o manejo dos espécimes sejam realizados de forma adequada e correta.
Saiba mais sobre preservação de plantas brainly.com.br/tarefa/25616750
#SPJ4