• Matéria: Direito
  • Autor: agarhk
  • Perguntado 3 anos atrás

Nela, o livre-arbítrio é considerado um verdadeiro dogma, já que o criminoso, indivíduo dotado de vontade livre e consciente (dotado pela capacidade de optar), escolhe delinquir. Portanto, a ação criminosa é imoral, já que o indivíduo, podendo escolher, elege infringir a lei do Estado. De qual perspectiva criminológica estamos falando? A) Liberal. B) Conservadora. C) Clássica. D) Progressista.

Respostas

respondido por: eduardospagnolo
0

A escola penal que defende o conceito do livre-arbítrio, portanto, o criminoso opta pelo crime em decorrência de sua autodeterminação, é a Clássica. Portanto, a alternativa correta é a letra C).

Escola Clássica

A escola penal Clássica teve seu surgimento com os ideais iluministas que lutavam contra o absolutismo do Antigo Regime. Começaram a entender o crime como um conceito jurídico e entendiam que o crime cometido deveria ter penas como retribuição em decorrência do dano causado ao Estado.

Para o pensamento clássico, o crime é um ato individual em razão da autodeterminação do criminoso, ou seja, segundo este pensamento, o criminoso escolhe infringir a lei mesmo podendo optar pela conservação dela.

Saiba mais sobre "Escola Clássica" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/51370059

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares