Respostas
A revolta provincial que aconteceu em Pernambuco na década de 1840, mais precisamente em 1848, foi a chamada Revolução Praieira.
Revolução Praieira
Esta revolta provincial, acontecida em Pernambuco, em 1848, durante o Segundo Reinado, teve como suas principais causas a revolta dos membros da ala radical do Partido Liberal.
Ela ganhou força quando há o afastamento dos liberais das zonas de poder e principalmente pelo afastamento do líder praieiro, difusor das ideias liberais, Antônio Pinto Chichorro da Gama, que lutava contra os ideais dos poderosos latifundiários conservadores de Pernambuco.
Os revoltosos reivindicavam o retorno dos liberais ao poder, contestando a concentração de terras dos latifundiários e se opunham aos privilégios dados aos comerciantes portugueses em Pernambuco.
A revolta durou dois anos, e foi perdendo forças pela falta de organização e pelo abandono das elites participantes. O movimento foi estabilizado pelo governo imperial em 1850, reafirmando a soberania da aristocracia rural em Pernambuco, junto dos interesses imperiais.
Saiba mais sobre "Revolução Praieira" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9264580
#SPJ4