• Matéria: Filosofia
  • Autor: giupignato8160
  • Perguntado 3 anos atrás

1. Defensor do cristianismo e a favor da superioridade da alma humana teve destaque na filosofia medieval no momento da Patrística (de meados do século IV ao século VIII), no qual se busca uma conciliação entre a razão e a fé. Este filósofo denominado santo pela igreja católica teve sua vida voltada aos prazeres do mundo até seus 32 anos, convertendo-se posteriormente ao cristianismo. "Compreender para crer, crer para compreender" é um de seus pensamentos. Partindo das descrições acima, informe o filósofo correspondente: * * 10 pontos A) Padre Justino. B) Padre Tertuliano. C) Santo Agostinho. D) Santo Tomás de Aquino. 2. A filosofia de Tomás de Aquino (tomismo) nasceu com objetivos claros: não contrariar a fé. Sua finalidade era organizar um conjunto de argumentos para demonstrar e defender as revelações do cristianismo. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta. * Está(ão) CORRETA (S) apenas: 10 pontos I. Tomás de Aquino reviveu em grande parte, o pensamento aristotélico em busca de argumentos que explicassem os princípios e aspectos da fé cristã. II. Fez da filosofia de Aristóteles um instrumento a serviço da religião católica, ao mesmo tempo em que transformou essa filosofia numa síntese original. III. Tomás de Aquino enfatizou a importância da realidade sensorial. Em relação ao processo de conhecimento dessa realidade, ressaltou dois princípios básicos, como: princípio da causa e da eficiência e o príncipio da finalidade. IV. O princípio da finalidade afirma que: todos os seres que captamos pelos sentidos são seres contingentes, ou seja, não possuem em si próprio, a causa da eficiência de sua existência. A) I e IV. B) II e III. C) II. D) I e II. 3. Leia o poema abaixo:Soubesse que era assimNão tinha nascido E nunca teria sabido Ninguém nasce sabendo Até que sou meio esquecido Mas disso eu sempre me lembro. O poeta sugere no texto a existência de uma capacidade humana de escolher, de tomar decisões, sobretudo em face do bem e do mal. Desde a patrística (Santo Agostinho), essa capacidade recebe em filosofia e teologia o nome técnico de: * (PAULO LEMINSKI, 80 Poemas, 1980) 10 pontos A) Moralidade. B) Livre-arbítrio. C) Juízo de valor. D) Autonomia. 4. Dois grandes expoentes da filosofia medieval foram Santo Agostinho (Patrística) e São Tomás de Aquino (Escolástica). Ambos, que tentaram resolver o intricado problema da conciliação entre fé e razão, fizeram isso tomando por base dois grandes filósofos gregos, que divergiam em alguns aspectos: um defendia o inatismo, o mundo das ideias e o dualismo da natureza humana; e o outro advogava o empirismo, o mundo material e o unitarismo do ser humano. Esses dois filósofos gregos são, respectivamente: * 10 pontos A) Tales de Mileto e Protágoras. B) Sócrates e Epicuro. C) Platão e Aristóteles. D) Heráclito e Parmênides. 5. Analise o argumento teísta a seguir: "No mundo das coisas sensíveis, percebemos que há uma ordem de causas eficientes. Não há nenhum caso conhecido (nem é, de fato, possível) no qual uma coisa é descoberta como sendo a causa eficiente de si mesma; para tanto, ela seria anterior a si mesma, o que é impossível. Porém, nas causas eficientes, não é possível seguir ao infinito, porque, em todas as causas eficientes seguindo em ordem, a primeira causa é a causa da causa intermediária, e a causa intermediária é a causa da causa última, não importa se a causa intermediária seja diversa ou apenas uma. Além disso, retirar a causa é retirar o efeito. Portanto, se não houver nenhuma primeira causa entre as causas eficientes, não haverá nenhuma causa última, nem qualquer causa intermediária. Contudo, se nas causas eficientes for possível seguir ao infinito, não haverá nenhuma causa eficiente primeira, nem haverá um efeito último, nem quaisquer causas eficientes intermediárias; e tudo isso é manifestamente falso. Portanto, é necessário admitir uma causa eficiente primeira, para a qual todos dão o nome de Deus" Que tipo de argumento teísta ocorre na citação? * (TOMAS DE AQUINO apud BAKER, A. ; BONJOUR, L. Filosofia: Textos fundamentais comentados. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. P. 625). 10 pontos a) Argumento ontológico. B) Argumento do desígnio. C) Argumento cosmológico. D) Argumento teleológico

Respostas

respondido por: vitomanoeli
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Sobre as questões acerca do saber grego e cristão, há correlação entre a razão clássica, a patrística e o apologética, com uma relação:

  • 1 - A) Santo Agostinho
  • 2 - D) l e lI
  • 3 - B) Livre arbítrio
  • 4 - C) Platão e Aristóteles
  • 5 - C) Argumento cosmológico

O catolicismo teológico é baseado na fé e na razão

Como na questão 1, Santo Agostinho desenvolve uma metodologia de pensar católico, sendo baseado na patrística.

Na questão 2, podemos destacar erros nas afirmações III e IV, sendo estes erros, respectivamente:

  • Tomás de aquilo, simplificando, dizia que Deus e o ser humano não estavam no mesmo gênero, não podendo assim ser comparados, deste modo, a "realidade sensorial" não possui tanta importância nesta filosofia
  • O principio da realidade afirma que: o objeto das virtudes teológicas é o próprio Deus.

Já na questão 3, falamos de algo importante à realidade teológica, o livre arbítrio que afirma que nossas ações são tomadas de acordo com o que aprendemos, decidindo sim ou não para o "bem ou mal", ético ou antiético.

Quando na questão 4, podemos afirmar que Platão e Aristóteles fazem parte da filosofia medieval na mentalidade da razão, como ascender a ela e como desenvolver o pensamento até que isto seja moldado.

Sobre a questão 5, podemos notar a presença do argumento cosmológico no qual, os teístas creem na realidade de um Deus, um Criador que fez o universo "dar o passo inicial".

Para lermos mais a respeito das questões do catolicismo: https://brainly.com.br/tarefa/19604438

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