1. (Questão adaptada da banca VUNESP – para analista de Ordenamento Territorial). Embora o Brasil não viva uma situação de guerra civil ou de atentados terroristas, a violência tem sido um dos temas mais frequentes no noticiário nacional, uma preocupação política e um tormento para o brasileiro comum, independentemente de sua classe social, de seu nível de instrução, de sua religião ou de sua inclinação política. Vive-se atualmente um clima de medo e insegurança generalizado. Essa sensação é confirmada pelas estatísticas que revelam o aumento crescente da criminalidade e, ao lado dela, da mortalidade por violência em nosso país, sendo o jovem a vítima preferencial. (BRYM, Robert et al. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Thomson Learning, 2006. Adaptado. ) Assinale a alternativa que apresenta as causas estruturais da violência nas áreas urbanas
Respostas
A resposta correta é a letra D, que indica que o desemprego estrutural, a exclusão social causada por estruturas sociais que não incluem reabilitação de presos, contribui para a falta de perspectivas de apoio à infraestrutura social ao crime urbano.
A Importância do combate à exclusão social
A exclusão social contribui para uma série de problemas que agravam a vida social nas cidades, portanto, enfrentar esse fenômeno nas grandes cidades é fundamental para melhorar a vida de todos os moradores.
A exclusão social resulta de desigualdades causadas por fatores econômicos e sociais.
Sabendo disso, é dever do poder público e dos estados tomar medidas para proporcionar aos desfavorecidos condições de trabalho dignas, melhores escolas, segurança e uma distribuição das finanças menos desigual.
Esta é a única maneira, dada a nossa sociedade atual, que a exclusão pode ser totalmente combatida.
Alternativas:
A) violência urbana é fruto do consumo de drogas que conduz os usuários à formação de guetos e à fuga do mercado de trabalho.
B) A ausência de uma política de assistência social que ampare os pobres para que se mantenham distantes do crime organizado.
C) A falta de investimento público no sistema prisional, que pela falta de vagas, antecipa a liberdade condicional aos condenados.
D) A exclusão social, provocada pelo desemprego estrutural e pela ausência de perspectivas, fornece a base social para a criminalidade urbana.
E) A violência urbana no Brasil se encontra restrita as gangues juvenis que atuam nas áreas urbanas pela ausência de políticas públicas voltadas para a orientação social da juventude.
Leia mais sobre exclusão social em: https://brainly.com.br/tarefa/4613208
#SPJ4
Resposta:
A exclusão social, provocada pelo desemprego estrutural e pela ausência de perspectivas, fornece a base social para a criminalidade urbana.
Explicação:
Não é de hoje que os sociólogos são unânimes em evidenciar que jovens excluídos do mercado de trabalho, com baixa escolaridade, falta de oportunidades e de perspectivas para o futuro tendem a encontrar em ocupações ilícitas o ganha-pão para sua sobrevivência ou de sua família.