TEXTO 1
Samba é o nome escolhido para uma molécula identificada em pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. Sua importância é incontestável: ela abre caminho para o desenvolvimento de medicamentos mais eficazes contra a insuficiência cardíaca. O nome do ritmo brasileiro mais famoso no mundo não foi escolhido ao acaso: a molécula impede que proteínas comprometam a produção de energia no interior das células cardíacas. Ou seja, elas têm combustível suficiente para não morrer antes da hora, e para continuar fazendo o coração bater compassado. O tratamento com a Samba freou a progressão da insuficiência cardíaca em animais, o que aponta para um possível uso clínico. A pesquisa, realizada em cooperação com a Universidade de Stanford (Estados Unidos), é descrita em artigo publicado na Nature Communications [...].
Disponível em: ;. Acesso em: 24 jan. 2019.
TEXTO 2
Uma tecnologia utilizada em celulares e outros aparelhos eletrônicos agora pode impactar o tradicional hábito de tomar chimarrão. O argentino Pablo Damián Gallego criou uma cuia com conexão USB que, ligada à energia elétrica, sobe sua temperatura interior para 60ºC. O aquecimento do recipiente impediria o choque térmico entre água quente e erva fria, processo que deixa o mate sem gosto com o passar do tempo (lavado). A proposta do chamado "Mate Elétrico" é acabar com a necessidade de trocar a erva de tempos em tempos para seguir tomando o amargo sem alterações no gosto. A ideia é que a mesma cuia, com a mesma erva-mate dentro, dure um dia inteiro, fazendo com que um chimarrão apreciado pela manhã, ainda possa ser servido pela tarde. O "Mate Elétrico" é vendido em duas versões: cuia com entrada para cabo ou conjunto de cuia + base de carregamento sem fio. Os preços variam entre 699 pesos argentinos (o equivalente a R$ 71) e 2.699 pesos (cerca de R$ 274), e a invenção pode ser comprada via loja virtual.
Com base nas informações apresentada e considerando o conceito de inovação, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a.
A invenção do Mate Elétrico e a descoberta da molécula Samba são inovações tecnológicas.
b.
Tanto a molécola Samba quanto o Mate Elétrico são exemplos de inovação de produto.
c.
A molécula Samba é um modelo de inovação de processo e o Mate Elétrico é um caso de inovação de produto.
d.
A molécula Samba e o Mate Elétrico são invenções promissoras, mas não podem ser tratados como inovação.
e.
O Mate Elétrico é um produto inovador, enquanto a molécula Samba é uma descoberta com potencial para se tornar uma inovação.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Letra E)
Explicação:
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás