Respostas
respondido por:
6
Elementos Passivos e AtivosPodemos classificar os elementos de circuitos elétricos ou eletrônicos, de uma maneira geral, em ativos e passivos. Ativos são aqueles que fornecem energia ao circuito, tais como as fontes ou geradores. Passivos são os que apenas interagem com essa energia de alguma maneira, dissipando-a em forma de calor, tais como os resistores, ou armazenando-a como os capacitores e indutores. Na análise de sinais em circuitos eletrônicos lineares, dispositivos como válvulas ou transistores são considerados como elementos ativos.Elementos Passivos IdeaisPara a metodização da análise dos circuitos elétricos através de modelos matemáticos, se tornou necessário representar os componentes reais por elementos ideais.
O elemento ideal goza de propriedades que permitem a sua validade como parâmetro de um circuito elétrico:
As formas de onda mais comumente utilizadas são:
e (t) = E. sen (wt +)onde t é o tempo, E é a amplitude, w é a freqüência e a fase.
O elemento ideal goza de propriedades que permitem a sua validade como parâmetro de um circuito elétrico:
a. Bilateral
O comportamento elétrico é sempre o mesmo independente do sentido da corrente que o percorre. Por exemplo, o valor de uma resistência independe de uma eventual inversão do sentido da corrente.b. ConcentradoO valor do elemento entre dois terminais não é função da distância entre eles.c. LinearA relação entre as variáveis elétricas, tensão e corrente, é constante independendo da magnitude destas variáveis. Por exemplo, no caso de um resistor de resistência R, se aplicarmos um potencial V teremos uma corrente de valor I. Estas grandezas se relacionam pela lei de Ohm: V=RI. Seja qual for o valor de V, extremamente grande ou extremamente pequeno, esse se relaciona com I através do parâmetro constante R. Por outro lado pressupõe a capacidade de suportar qualquer quantidade de energia sem se alterar.d. PrecisoO valor paramétrico do elemento é considerado numericamente exato. Os componentes reais não gozam destas propriedades e muitas vezes temos que lançar mão de diversos elementos ideais para representar um único elemento real. Durante o curso, na construção de circuitos, verificaremos estas limitações e cuidados conseqüentes.Formas de OndaAs variáveis elétricas básicas, utilizadas na análise de circuitos são duas - tensão e corrente, que são funções do tempo, geralmente repetitivas, donde a denominação de formas de onda.As formas de onda mais comumente utilizadas são:
- Onda contínua
Tem um valor constante durante todo o tempo e é simbolizada por DC ou CC.- Onda senoidal ou alternadaÉ uma onda cujo valor varia no tempo de forma senoidal e é representada matematicamente por:e (t) = E. sen (wt +)onde t é o tempo, E é a amplitude, w é a freqüência e a fase.
Existem muitas outras formas de onda repetitivas, tais como ondas quadradas, triangulares, dente de serra, trens de pulsos, etc.
A análise de circuitos excitados por formas de onda complexas requerem técnicas matemáticas mais elaboradas em que estas são decompostas em funções senoidais usando a Análise de Fourier ou outras funções em análise de tempo. A figura 1 apresenta três exemplos de funções de onda, além das senoidais.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás