Respostas
Resposta:
1. POLÍTICA AMBIENTAL
A empresa precisa definir uma política ambiental onde constem os objetivos a serem alcançados, as ações que devem ser desenvolvidas, as pessoas responsáveis etc. Além disso, essas informações precisam estar disponíveis ao público.
2. PLANEJAMENTO
O planejamento, ou plano de ação, é o guia prático de tudo o que a companhia vai fazer para atingir os objetivos ambientais do SGA. Ele precisa levar em conta as atividades da companhia em todas as etapas do processo produtivo.
3. APLICAÇÃO E ATIVIDADES
Este é um dos princípios mais importantes do Sistema de Gestão Ambiental. Afinal, ele diz respeito ao desenrolar das atividades propostas no planejamento.
É nesta etapa que são definidas as responsabilidades de cada membro da gestão sobre a eficácia ambiental. Também são realizados treinamentos com os funcionários e estabelecidas as ferramentas de monitoramento.
4. VERIFICAÇÃO
O princípio ligado à verificação diz que as empresas precisam realizar avaliações qualitativas e quantitativas dos impactos ambientais regularmente. Assim, podem constatar se tudo está correndo dentro do previsto ou se é necessário ajustar alguma ação.
5. REVISÃO DE GESTÃO
Finalizando os cinco princípios do Sistema de Gestão Ambiental, temos o processo de revisão de gestão. Este é um passo essencial, pois serve para validar o desempenho da equipe da alta administração. Ou seja, o grupo responsável pelo planejamento e pelo desenvolvimento das atividades que compõem toda a política ambiental.
Caso queira adotar um SGA na sua empresa, conte com a ajuda da consultoria ambiental da Labore. Nós possuímos profissionais especializados no assunto que vão guiá-lo nesse processo.