Há três grandes modelos de explicação da inteligência, que empregam alguns tipos de testes e observações para determinar uma medida específica, como o quociente de inteligência, ou os talentos próprios de cada indivíduo, que foram desenvolvidos em tempos sucessivos: 1. Modelo CHC das Habilidades Cognitivas. 2. Teoria das Inteligências Múltiplas. 3. Teste de QI Binet-Simon. COSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 118. Assinale a alternativa que apresenta a ordem cronológica do surgimento destes modelos.
Respostas
A ordem cronológica do surgimento desses modelos de explicação da inteligência é, a Escala Binet- Simon em 1892, o Conceito das Inteligências Múltiplas em 1983 e por fim , o Modelo Cattel-Horn-Carrol (CHC) em 1998.
Modelos de explicação da inteligência
A Escala Binet-Simon foi desenvolvida durante o estudo da educação das crianças anormais, nesse sentido, tudo se baseava na comparação de comportamentos, a criança que tivesse um atraso ou evolução comportamental de 2 anos em relação às outras era considerado normal ou anormal.
Já o conceito das inteligências múltiplas, seguia a concepção de que a inteligência humana é como um quebra-cabeças formado por oito peças, todas com o mesmo valor e importância, ou seja, a inteligência lógica matemática é tão importante quanto a musical, por exemplo.
Por fim, a CHC, modelo mais recente, é uma forma de organizar os processos cognitivos, esta organização se apresenta por meio de uma pirâmide que possui três níveis e em cada um deles se apresentam diferentes habilidades.
Aprenda mais sobre inteligência aqui: https://brainly.com.br/tarefa/56716
#SPJ1