• Matéria: Saúde
  • Autor: agustinalopez9107
  • Perguntado 2 anos atrás

(CFP / 2020 - Adaptada) Silvia Lane e Wanderley Codo organizaram o livro "Psicologia Social: o homem em movimento" retratando o estado da arte da nova psicologia social no Brasil na década de 1980 e o livro tornou-se uma referência válida até os dias de hoje. Sobre esta obra, assinale a alternativa correta. Categorias como consciência, atividade e identidade, mencionadas por Silvia Lane e, fundamentalmente, a linguagem passaram a ser discutidas intensamente depois do lançamento dessa obra. A partir da influência exercida pela leitura do livro e por seu uso na graduação em psicologia, a pesquisa qualitativa passou a ser a única referência para a pesquisa em psicologia social. Os autores de referência para a psicologia social no Brasil passaram a ser Aroldo Rodrigues e Helmuth Kruger. Para esses autores, a Psicologia Social é o estudo científico da influência recíproca entre as pessoas (interação social) e do processo cognitivo gerado por esta interação (pensamento social). A psicologia cognitivista, antes dominante na formação acadêmica em psicologia social, caiu em desuso. Deste modo, nas universidades são priorizadas as vertentes críticas da psicologia social, como por exemplo a Psicologia Sócio-histórica. A psicologia social comunitária passou a ser o conteúdo central dos estudos e das pesquisas realizadas no campo da psicologia social

Respostas

respondido por: priscilapsd
0

A partir do nosso conhecimento sobre a obra "Psicologia Social: o homem em movimento", podemos considerar que as categorias como consciência, atividade e identidade, mencionadas por Silvia Lane passaram a ser discutidas intensamente depois do lançamento dessa obra.

Para determinar a alternativa A como correta, precisamos aprender mais sobre psicologia social.

Silvia Lane e os estudos sobre a Psicologia Social

Estudiosa da Psicologia Social, Sílvia Lane sempre focou na construção do saber a partir dos interesses da população, percebendo que o ensino e a pesquisa era meio de transformação da realidade social.

Foram 40 anos dedicados a fazer seus alunos de psicologia a refletirem sobre a realidade, utilizando diversos recursos, atividade, abordando ampla variedade de assuntos.

Para a autora, a representação social, deveria ser explorada e exaltada como fundamental para o entendimento das dinâmicas econômicas, família, relações pessoais, processo saúde-doença, ideologia, criança, adolescentes, relações entre pais e filhos, sofrimento e exclusão.

Aprenda mais sobre psicologia social aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1651248

#SPJ4

Perguntas similares