(Cefet-RJ) Marcos iniciou estágio em uma fábrica de lâmpadas e lhe atribuíram a tarefa de testar lâmpadas sob condições com alta umidade e com alta temperatura, usando intensidade e vida útil como resposta de interesse. Finalizados os testes, Marcos construiu a seguinte tabela: INTENSIDADE SATISFATÓRIA INSATISFATÓRIA SATISFATÓRIA 117 3 Com base nos dados da tabela, é FALSO afirmar que: a. A tabela apresenta o desempenho de 130 lâmpadas. B. Caso uma dessas lâmpadas seja selecionada aleatoriamente, a probabilidade de apresentar resultados insatis- fatórios sob qualquer critério é de 10%. C. Caso uma dessas lâmpadas seja selecionada aleatoriamente, a probabilidade de apresentar resultado satisfa- tório para Vida Útil e também satisfatório para Intensidade é de 96%. D. Existe a possibilidade de se ter lâmpada com vida útil satisfatória, porém insatisfatória para intensidade
Respostas
Com base nos dados fornecidos na tabela, é falso afirmar que a probabilidade seja de 96% ao selecionar uma lâmpada, aleatoriamente, com resultado satisfatório para vida útil e intensidade. Pois a probabilidade correta será de 90% (letra C).
Calculando probabilidade
Probabilidade consiste num ramo da matemática. Trata-se de determinar as chances de ocorrência de determinado evento. Para isso é preciso calcular a razão entre casos favoráveis e casos possíveis.
No caso do enunciado sabemos que há 117 lâmpadas com vida útil e intensidade satisfatórias, e 130 lâmpadas no total. Ao selecionar uma lâmpada de forma aleatória, a probabilidade de que ela seja satisfatória tanto na vida útil, quanto na intensidade será de: 117 / 130 = 0,90 = 90%.
Entenda mais sobre probabilidade aqui: https://brainly.com.br/tarefa/38860015#
#SPJ4