Indique a alternativa que apresenta um músculo que movimenta a perna e tem sua inserção de origem na espinha ilíaca anteroinferior e margem acetabular anterior do íleo:
Tibial posterior.
Reto femoral.
Gastrocnêmio.
Sóleo.
Flexor do hálux.
Respostas
O músculo que tem origem na espinha ilíaca anterossuperior e margem superior do acetábulo é o reto femoral, cuja função é a de extensão da perna. Por isso, alternativa correta é a letra B.
Origem e inserção dos músculos
Origem e inserção são termos utilizados na anatomia muscular e são determinados pelas regiões de fixação dos músculos. Origem é em geral, a região proximal do músculo que permanece fixa na contração muscular, e a inserção é a extremidade distal do músculo, que é móvel.
O músculo tibial posterior se localiza na perna, sua origem é na superfície posterior da tíbia e fíbula, enquanto a inserção é principalmente na tuberosidade do osso navicular.
O músculo reto femoral está presente na coxa, tem origem na espinha ilíaca anterossuperior e margem superior do acetábulo, enquanto sua inserção ocorre na tuberosidade da tíbia e patela.
O músculo gastrocnêmio é o maior músculo presente na panturrilha, cuja origem é na extremidade distal do fêmur e a inserção ocorre na porção posterior do tornozelo através do tendão de Aquiles.
O músculo sóleo está localizado logo abaixo do gastrocnêmio, sua origem é nas cabeças da fíbula e tíbia, enquanto a inserção também porção posterior do tornozelo através do tendão de Aquiles.
O músculo flexor do hálux é intríseco do pé e está relacionado com a flexão do hálux (dedo maior do pé). Sua origem ocorre nos osso cuboides e cuneiforme, já a inserção é na base da falange proximal.
Leia mais sobre músculos agonistas e antagonistas em: https://brainly.com.br/tarefa/22791094
#SPJ1
Resposta: Reto femoral.
Explicação:
Reto femoral.
Os músculos tibial posterior, gastrocnêmio, sóleo e flexor do hálux são músculos que movimentam o pé e os dedos.
O músculo reto femoral compõe o grupo de músculos que movimentam a perna e tem sua inserção de origem na espinha ilíaca ântero-inferior e margem acetabular anterior do íleo.
88**9**93**76**82**55**.,.,.,.,.,.,.,,,