Quando falamos do Mapa da fome no Brasil, precisamos trazer à tona os números do IBGE, que relatam que em 2022, apenas quatros em cada dez domicílios conseguem manter o pleno acesso a alimentação. Disponível em https://www. Oxfam. Org. Br/noticias/fome-avanca-no-brasil-em-2022-e-atinge-331-milhoes-de-pessoas/. Acessado em 10/09/2022. O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) é um sistema de gestão intersetorial de políticas públicas participativo e de articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. Ele foi instituído em 2006 pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei nº 11. 346, de 15 de setembro de 2006). Desde a criação, avanços legais e institucionais têm garantido a sua construção como estrutura responsável pela implementação e gestão participativa da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nos âmbitos federal, estadual e municipal. Essa construção se dá de forma paulatina, num trabalho contínuo de dedicação, articulação e priorização política dos setores envolvidos. Disponível em: https://www. Gov. Br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/inclusao-produtiva-rural/direito-a-alimentacao-1/sisan-sistema-nacional-de-seguranca-alimentar-e-nutricional. Acesso em: 08/09/2022. Sobre o que abrange a Lei da Segurança Alimentar e Nutricional que é base para o SISAN, analise as afirmativas a seguir: I – Comtempla somente a promoção da saúde, da nutrição e da alimentação de grupos populacionais específicos e populações em situação de vulnerabilidade social. II – Comtempla a implementação de políticas a Lei de Segurança Alimentar e Nutricional públicas e estratégicas sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, respeitando-se as múltiplas características culturais do país. III - Deve garantir a qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento, estimulando práticas alimentares e estilos de vida saudáveis
Respostas
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca da Lei da Segurança Alimentar e Nutricional, podemos afirmar que as assertivas verdadeiras são a II e a III.
Sobre a Lei da Segurança Alimentar e Nutricional
A lei 11.346/2006, Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN), define por Segurança Alimentar e Nutricional a concretização do direito de todos ao acesso permanente e constante à alimentação de qualidade e em quantidade suficiente para satisfazer e nutrir os indivíduos, sem que isso comprometa o acesso a outras necessidades essenciais. Assim, esta lei criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que visa garantir tal premissa, assegurando o direito à alimentação adequada em todo o território nacional.
Anos após, o decreto 7.272/2010 instituiu a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e fixou os parâmetros para o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Em que pese tais iniciativas, que possuem o propósito de melhorar as condições de alimentação da população através da vigilância alimentar e nutricional constante, com vistas a evitar a piora no quadro, os números da fome aumentam cada vez mais e muitos brasileiros não têm acesso a sequer uma refeição.
Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:
"Alternativa 1: ii, apenas.
Alternativa 2: i e iii, apenas.
Alternativa 3: i e ii, apenas.
Alternativa 4: ii e iii, apenas.
Alternativa 5: i, ii e iii."
Saiba mais sobre lei de segurança alimentar e nutricional em: brainly.com.br/tarefa/23779982
#SPJ4