Um homem com 50 anos de idade, portador de insuficiência renal crônica terminal e dependente de hemodiálise, foi encaminhado à avaliação odontológica, como parte dos cuidados prévios ao transplante renal. Qual é a conduta adequada a ser adotada pelo cirurgião-dentista para o manejo desse paciente?
Respostas
Podemos considerar diante do caso sobre um homem com diagnóstico de insuficiência renal crônica que a conduta adequada ao manejo odontológico é que o cirurgião-dentista elimine todos os focos de infecção dentária tanto as potenciais quanto as presentes.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa E.
Caracterizando o manejo pelo cirurgião-dentista
Sabemos que a insuficiência renal crônica é um estado crítico no qual o paciente encontra-se, visto que as sessões de hemodiálise são vitais para a sua sobrevivência, requerendo cautela em relação a utilização de medicamentos, a seleção de alimentos e a reposição hídrica.
Diante disso, o cirugião-dentista deve focar em eliminar os focos de infecção dentária dos potenciais e daqueles presentes de modo manual.
Logo, caso ocorra permanência da infecção tecidual será essencial o tratamento com antibióticos e anti-inflamatórios, porém deve-se usar aqueles que não sejam nefrotóxicos e piorem seu estado renal.
Complemento do enunciado
A. Realizar cobertura antibiótica, devido ao risco aumentado de endocardite bacteriana.
B. Suspender o uso de heparina um dia antes dos procedimentos invasivos.
C. Realizar os procedimentos invasivos seis meses após o transplante.
D. Realizar procedimentos de urgência, evitando anestésicos locais.
E. Eliminar os focos de infecção dentária, presentes e potenciais.
Entenda mais sobre insuficiência renal aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/15664325
#SPJ4