• Matéria: História
  • Autor: diegorsantos1986
  • Perguntado 3 anos atrás

A partir de 1549 o monarca português organizou um plano de colonização embasado em duas frentes principais: o crescimento econômico e a salvação das almas gentílicas. Nessa premissa estava a obra evangelizadora estrutura pelos padres da Companhia de Jesus que estiveram a frente da catequização dos ameríndios, dispostos a reduzir seus aspectos culturais em nome dos dogmas cristãos. Quanto aos costumes dos naturais da terra, Cardim observou que:

“Entre elles ha casamentos, porém há muita duvida se são verdadeiros, assim por terem muitas mulheres, como pelas deixarem facilmente por qualquer arrufo, ou outra desgraça, que entre elles aconteça; mas, ou verdadeiros ou não, entre elles se fazião deste modo. Nenhum mancebo se acostumava casar antes de tomar contrario, e perseverava virgem até que o tomasse e matasse correndo-lhe primeiro suas festas por espaço de dous ou três anos; a mulher da mesma maneira não conhecia o homem até lhe não vir sua regra”. (CARDIM, 1980, p. 88).

CARDIM, Fernão. Tratados da terra e gente do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1980.

De acordo com a interpretação do excerto documental e da obra evangelizadora promovida pela Companhia de Jesus na América Portuguesa, leia as alternativas listadas abaixo:

I – As relações amorosas dos naturais da terra eram poligâmicas e o homem só tinha permissão para casar-se quando participasse de um conflito intertribal e um ritual antropofágico.

II – Os jesuítas não conseguiram desestruturar os matrimônios gentílicos e permitiram que os nativos tivessem várias esposas, diante do cumprimento de outras regras cristãs.

III – Os inacianos solicitavam que os nativos escolhessem apenas uma mulher para se relacionar e não permitiam as relações poligâmicas dentro dos aldeamentos.

IV – Além das críticas direcionadas as relações poligâmicas indígenas, o padre Cardim também combate a postura dos nativos que trocavam de parceiros por qualquer banalidade.

Estão corretas em que se lê em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III apenas.

Alternativa 2:
I, III e IV apenas.

Alternativa 3:
II, III e IV apenas.

Alternativa 4:
III e IV apenas.

Alternativa 5:
I e IV.

Respostas

respondido por: marcossantos8425
18

Resposta: I, III E IV

Explicação: PAG 142 A 148 LIVRO

respondido por: adri88ribeiro
4

Resposta:

Alternativa 2:

I, III e IV apenas.

Explicação:

Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás