• Matéria: Biologia
  • Autor: Anninhatavares135
  • Perguntado 3 anos atrás

A pandemia de COVID-19 causada pela infecção pelo vírus SARSCoV-2 colocou o sistema de saúde mundial em uma situação de sobrecarga grave. Em março de 2020, o estado de alarme foi declarado, com um apelo ao confinamento domiciliar da população com o objetivo de retardar a progressão da epidemia. Como conseqüência, a atenção a outras patologias foi afetada, entre elas o tratamento de doenças cardiovasculares. Isso pode ser especialmente importante no caso de cuidados urgentes de infarto do miocárdio, que são realizados em redes especializadas, com o re-manejo da angioplastia primária como primeira opção terapêutica. Considerando a patologia do infarto, analise as afirmativas a seguir: I. O infarto é uma área localizada de necrose isquêmica. II. Na maioria das vezes, o infarto é conseqüente à oclusão arterial, mas, em determinadas circunstâncias, a obstrução venosa também produz infarto. III. A isquemia é definida como deficiência do suprimento de sangue em uma determinada área de tecido ou órgão. IV. Os infartos podem ser anêmicos ou hemorrágicos. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: Selecione uma alternativa: a) II, III e IV, apenas. B) I, III e IV, apenas. C) I, II e III, apenas. D) I, II e IV, apenas. E) I, II, III e IV

Respostas

respondido por: gabrielamorip
0

Sobre o infarto, é correto afirmar que o infarto é uma área localizada de necrose isquêmica; na maioria das vezes, o infarto é consequente à oclusão arterial, mas, em determinadas circunstâncias, a obstrução venosa também produz infarto; a isquemia é definida como deficiência do suprimento de sangue em uma determinada área de tecido ou órgão; os infartos podem ser anêmicos ou hemorrágicos (letra E).

Infarto

O infarto do miocárdio, ou seja, do músculo do coração, ocorre devido à falta de irrigação sanguínea, ou seja, isquemia, ou devido à uma hemorragia por ruptura de vasos sanguíneos principalmente em casos de aneurisma.

No caso do infarto, o músculo cardíaco passa a não receber mais oxigênio, evoluindo para isquemia e, posteriormente, necrose. Assim, é possível causar danos irreversíveis ao coração.

Outra questão sobre infartos:

https://brainly.com.br/tarefa/3815534

#SPJ4

Perguntas similares