Responsabilidade social e sustentabilidade são dois conceitos cada vez mais integrados ao cotidiano das empresas, de qualquer setor ou porte, e são considerados estratégicos para as que pretendam perenizar seus negócios. Hoje, ninguém mais discute que a busca pelo lucro e pela sobrevivência das organizações passa pelo bom comportamento corporativo. Contudo, é importante ressaltar que a responsabilidade social empresarial não é um conjunto de ações, mas uma prática administrativa, uma filosofia de gestão. Por isso, observa-se um crescimento substancial de diretrizes e normas externas, tanto para a aferição das ações e condutas corporativas como para a mensuração dos resultados obtidos em cada área de intervenção. [. ] A sociedade mostra-se cada vez mais atenta às políticas das empresas, exigindo destas, mais do que retórica ou boa intenção
Respostas
A autorregulação do mercado é uma característica do Liberalismo Econômico. Por esse motivo, o gabarito é dado pela alternativa 2.
O que os liberais defendem?
Os liberais defendem a presença de um Estado mínimo nas questões voltadas para a economia. Na prática, isso quer dizer que a regulação do mercado deve ocorrer com base na interação entre empresas (fornecedores de produtos e/ou serviços) e consumidores finais.
Nessa dimensão da realidade, fica claro que o Liberalismo Econômico também defende a liberdade para o empresário atuar nas questões voltadas para a Responsabilidade Social.
Por fim, vale destacar que até as nações capitalistas contam com a interferência do Estado na economia (Neoliberalismo).
Segue o complemento da pergunta:
(...)
Sabendo que as normas e certificações de responsabilidade social são uma realidade para as organizações a nível de mundo, avalie as alternativas a seguir e identifique a correta no que concerne ao tema:
Alternativa 1:
Sempre houve na sociedade, atemporalmente, o sentimento de que a mão do Estado sempre era um mal necessário, ou seja, era preciso que ele sempre intervisse a fim de equilibrar a economia e o mercado.
Alternativa 2:
O liberalismo econômico, até hoje, prega a ideia de que o Estado deve interferir minimamente na economia, ou seja, o livre mercado se autorregula, assume para si a responsabilidade social em todas as duas dimensões.
Alternativa 3:
A responsabilidade social das organizações, cuja ótica esteja no cerne da maximização dos lucros e remuneração de seus acionistas, já não se sustenta mais ante uma demanda social por maior apreço às questões ambientais.
Alternativa 4:
Atualmente existem inúmeras Normas e Certificações ambientais que norteiam as organizações e as atestam como responsáveis socio ambientalmente; nesse sentido, a Norma ISO, é uma delas, sendo uma criação nacional e que atua exclusivamente em questões ambientais.
Aprenda mais sobre o tema Responsabilidade Social em:
https://brainly.com.br/tarefa/49731978
#SPJ4
Resposta:
Explicação: