A psicologia e outras áreas da ciência têm se dedicado ao estudo da adolescência, buscando contribuir a qualificação dos trabalhos profissionais com estes jovens e a compreensão dos "problemas" sociais envolvendo a juventude. Livros, revistas e publicações têm sido produzidos para levar aos pais e educadores um saber mais técnico sobre a adolescência, instrumentando profissionais e pais a lidarem com eles de modo mais competente e eficaz. A partir desse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A adolescência não é vista como uma fase natural do desenvolvimento e uma etapa natural entre a vida adulta e a infância. A adolescência é vista como uma construção social com repercussões na subjetividade e no desenvolvimento do homem moderno e não como um período natural do desenvolvimento. Porque ii. As mudanças no corpo dos adolescentes referentes às características sexuais primárias e secundárias são vistas como o início desta etapa do desenvolvimento, demarcando o início da adolescência e a preparação para a posterior vida adulta. Fonte: bock, ana mercês bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Psicol. Esc. Educ. (impr. ), campinas , v. 11, n. 1, p. 63-76, june 2007 a respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Alternativas: a) as asserções i e ii são proposições verdadeiras, mas a ii não é uma justificativa da i. B) as asserções i e ii são proposições verdadeiras, e a ii é uma justificativa da i. C) a asserção i é uma proposição verdadeira, e a ii é uma proposição falsa. D) a asserção i é uma proposição falsa, e a ii é uma proposição verdadeira. E) as asserções i e ii são proposições falsas
Respostas
A adolescência é um conceito novo em se tratando de humanidade, visto que não há muito, crianças eram consideradas mini adultos. O adolescente passa a ser um processo não natural, mas necessário para uma criança não ser abruptamente transformada em adulto. As assertivas são verdadeiras e a II não justifica a I (alternativa A).
Adolescência, um processo da contemporaneidade
Com o advento da contemporaneidade, crianças passaram a ser protegidas por leis, assim, indo à escola, não mais trabalhando em fábricas, como fora na revolução industrial e por tempos próximos a isto.
Com o surgimento da subjetividade do sujeito amadurecendo, viu-se que se tornar adulto é um processo para além de "deixar de ser criança". Além das mudanças no corpo, voz, a consolidação de ideais e relações afins.
Complemento de leitura sobre Adolescência e Psicologia: https://brainly.com.br/tarefa/50613805
#SPJ4