1. Ao revermos o histórico da Psicopedagogia no Brasil, encontramos o registro de que na década de 1970 prevaleceu a visão organicista para explicar o fracasso escolar. Nessa ocasião, as dificuldades dos alunos eram entendidas como provenientes de disfunções neuromotoras sob a denominação de Disfunção Cerebral Mínima.
Neste relato, o problema de aprendizagem é entendido como:
a. Uma questão orgânica e emocional.
b. O comportamento do aluno refletia a patologização do fracasso do aprendiz.
c. O fracasso escolar como consequência da metodologia escolar.
d. Um comportamento carente de treino para que o aluno mudasse seu padrão de resposta.
e. Um aspecto, acima de tudo, neurológico.
Respostas
Resposta:
Acertei essa é a opção( E )
Explicação:
É um distúrbio com origem neurobiológica, caracterizada por dificuldades de reconhecimento de palavras, de soletração, decodificação, inversão de letras e números, lentidão na leitura e na escrita, consciência fonológica e problemas de memorização.
Sobre as dificuldades na aprendizagem do relato referente ao Brasil de 1970, podemos concluir que esse tipo de problema era interpretado como um problema neurológico.
Sendo assim a alternativa correta é a letra E.
Problema da Aprendizagem
Esse tipo de dificuldade era tida antigamente como problemas orgânicos e, majoritariamente, como distúrbios causados por uma disfunção do sistema nervoso central.
A concepção orgânica e neurológica dos problemas de aprendizagem foi amplamente difundida em 1970 no Brasil. Esses problemas neurológicos não eram detectados em exames clínicos e eram intitulados como Disfunção Cerebral Mínima (DCM).
Além disso, outros aspectos como a dislexia ou a disritmia, foram usados para camuflar problemas sociopedagógicos.
Saiba mais sobre Psicopedagogia em: https://brainly.com.br/tarefa/24675035
#SPJ9