• Matéria: Química
  • Autor: ca762701
  • Perguntado 3 anos atrás

como seria a modernidade sem a utilização dos polímeros sintéticos​

Respostas

respondido por: isadoracappuccelli
0

De maneira resumida, os polímeros sintéticos, popularmente chamados de plásticos, permitem termos diversas facilidades quando comparamos com o passado. Porém, simultaneamente, temos um grande aumento na quantidade de resíduo gerado, além de problemas ambientais.

Síntese e uso de polímeros sintéticos

Chamamos de polímeros sintéticos as macromoléculas sintetizadas artificialmente em laboratórios. Esses podem apresentar uma grande variedade de propriedades, tais como rigidez ou flexibilidade, serem transparentes ou opacos, com uma grande variedade de resistência mecânica, entre outras características.

Esses polímeros podem ser obtidos através de dois tipos de reação:

  • Reações de adição: os monômeros se juntam sem a formação de subprodutos;
  • Condensação: os monômeros se unem e formam o polímero e moléculas simples como, por exemplo, água.

Os polímeros sintéticos são muito importantes em nossos dias, pois estão presentes em muitas das "facilidades" que temos. Por exemplo:

  • Sacolas plásticas: antigamente as compras eram transportadas em sacolas de papel que se rasgavam e molhavam facilmente. Com a descoberta do polietileno, temos a possibilidade de usar sacolas plásticas que são mais resistentes.
  • Embalagens plásticas: antigamente, para se levar marmita para o trabalho ou escola, utilizavam-se embalagens metálicas individuais difíceis de transportar. Atualmente, podemos comprar essas refeições em embalagens plásticas (polietileno) ou de isopor (poliestireno). Essas são descartáveis, de baixo custo, facilitando a vida do restaurante e do comprador.
  • Eletroeletrônicos: devido à função isolante do plástico e seu baixo custo, muitos eletroeletrônicos e eletrodomésticos são disponíveis serem comprados a preços acessíveis.


Entretanto, um lado negativo dos polímeros sintéticos é que geramos altas quantidades de resíduo que não são degradados rapidamente pela natureza. Os plásticos, em geral, levam 400 anos para serem decompostos.

Além disso, os plásticos frequentemente têm um descarte incorreto, levando alguns animais, tais como as tartarugas marinhas, a ingerir o material, outros animais ainda podem se ferir gravemente. Esses fatos trazem a tona a questão da preservação ambiental.

Outro problema que vem sendo frequentemente mencionado são os microplásticos, pequenos pedaços de plástico com medida inferior a 5 mm. Esses vem sendo encontrados em organismos marinhos que usamos como alimento, e em partes do corpo humano como sangue, leite materno, cérebro e outros.

Ainda não se sabe os efeitos, mas o fato de termos esses plásticos em nossos organismos, mas fato é que não deveriam estar lá.

Veja mais sobre polímeros sintéticos em: https://brainly.com.br/tarefa/36868938

#SPJ9

Perguntas similares