Fórum organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental
Respostas
Resposta: Assim como em toda e qualquer atividade profissional, o bom andamento e os bons resultados derivam necessariamente de uma ação planejada, organizada e bem executada. Ainda que não estejamos a falar de um “produto”, é certo que a educação é um dos mais firmes pilares de uma sociedade.
Desde as questões mais simples como: “que educador desejo ser”, até as mais complexas de formação, cidadania e direitos da infância devem passar pelos estudos sobre a organização do trabalho pedagógico.
Sendo assim, conceitos gerais de organização e planejamento no trabalho docente é mais do que uma obrigação profissional, é uma demonstração de absoluto respeito pela educação, por si mesmo e pela infância que nos é confiada.
Explicação: Já com foco específico na organização do trabalho pedagógico, vale lembrar que, em quaisquer circunstâncias, devemos estar norteados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, e sob as quais se construiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A partir deste ponto é que se iniciam as discussões acerca das sequências didáticas, projetos e propostas que pretendemos que sejam fomentadoras de desenvolvimento e do processo ensino/aprendizagem da criança.
Esta organização tem como destino a equalização dos elementos do trabalho pedagógico, que são:
- OBJETIVOS: o que desejamos alcançar junto à criança deve estar definido antecipadamente, sejam os de caráter geral, sejam os específicos;
- CONTEÚDOS: delinear, a partir dos objetivos, quais conteúdos devemos fazer uso, em suas três modalidades de conceito, procedimento e atitude.
- MÉTODOS: definir qual o melhor formato para que seja possível alcançar os objetivos por intermédio dos conteúdos delineados;
- AVALIAÇÃO: em qualquer de suas modalidades, permite não apenas a verificação da eficácia de objetivos, conteúdos e métodos, mas também tem sua função formativa permanente.