Respostas
Resposta: O consumo de etanol eleva o ritmo dos batimentos cardíacos, assim como aumenta a pressão arterial. Além disso, o coração fica mais fraco e bombeia o sangue com maior dificuldade, podendo sofrer arritmias.
Explicação: Por causa da danificação de todos os nervos e células nervosas, uma pessoa que consome álcool rotineiramente terá desde alterações nas emoções e no humor, dificuldade em realizar movimentos finos, reflexos cada vez mais lentos, perda do equilíbrio e da coordenação motora, até danos considerados permanentes na memória.
A irritação constante da mucosa gástrica pelo álcool pode provocar úlceras e câncer de esôfago, laringe e estômago.
A pancreatite, que é a inflamação do pâncreas, também é uma das consequências do consumo crônico de etanol. O fígado, responsável por metabolizar essa droga, também é um órgão altamente afetado e pode desenvolver esteatose hepática, que evolui para cirrose e câncer.
Os efeitos do consumo abusivo de alcool são diversos e extremamente danosos ao organismo. O Alcoolismo é uma doença, portanto deve ser tratada como tal. Para isso, pode-se contar com a ajuda de profissionais da saúde, como médicos e psicólogos, que auxiliam durante todo o processo para vencer esse mal.