O esmalte do dente é constituído de um material muito pouco solúvel em água e cujo principal componente é a hidroxiapatita — ca5(po4)3oh. Em um processo chamado desmineralização, uma quantidade muito pequena de hidroxiapatita pode se dissolver, o que é descrito pela equação: ca5(po4)3oh(s) + h2o(l) ⇌ 5ca2+(aq) + 3po43–(aq) + oh–(aq) esse processo é normal e ocorre naturalmente, assim como seu processo inverso, o de mineralização. Da silva, r. R. Et al. Química nova na escola, n. 13, maio 2013 (adaptado). O processo de desmineralização do esmalte do dente é incentivado pela ingestão de alimentos a) ricos em cálcio. B) ricos em fosfato. C) com caráter ácido. D) com caráter básico. E) com caráter neutro
Respostas
respondido por:
0
O processo de desmineralização do esmalte do dente é incentivado pela ingestão de alimentos de caráter ácido, como indicado pela alternativa c).
Desmineralização do esmalte dos dentes
O processo de desmineralização se torna mais comum quando o pH do meio é de cerca de 5,5, sendo que o pH da boca, em condições normais, é de 6,8.
Sabemos que o pH vai de 0 a 14, sendo que os valores inferiores a 7 indicam acidez, enquanto os valores superiores a 7 indicam alcalinidade da substância. Ou seja, a desmineralização do esmalte é favorecida quando há uma acidez acentuada na boca, o que pode ocorrer por meio do consumo de alimentos com caráter ácido.
Aprenda mais sobre problemas dentais em: https://brainly.com.br/tarefa/16694884
#SPJ4
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás