Estátua do Borba Gato: como lidar com monumentos polêmicos do passado
Para muitos paulistas, Raposo Tavares, Fernão Dias, Cardoso de Almeida e Anhanguera são apenas nomes de rodovias. Mas há coisas que nem o asfalto é capaz de esconder: o passado questionável dos personagens de nossa história. Esculpidos como heróis em áreas públicas, os bandeirantes hoje representam algo ultrapassado e ofensivo. Junto aos protestos antirracismos ao redor do mundo, que têm pedido a cabeça (e o corpo de pedra) desses monumentos, surge a dúvida: o que fazer com um passado que já foi tido como heroico?
O autor do texto se mostra preocupado com a exaltação da figura de bandeirantes que contribui para o(a)
a) memorização de como os bandeirantes trouxeram a paz e a civilização para os povos nativos. B) apagamento histórico da realidade indígena violentamente subjugada pelos colonizadores. C) esquecimento da importância que esses personagens tiveram em outras regiões do país. D) aplicação de leis que estabelecem a valorização da colonização portuguesa no Brasil
Respostas
Com a realização de estátuas, como a de Borba Gato, e a homenagem de rodovias com nomes de bandeirantes, o autor do texto se mostra preocupado com o apagamento da violência realizada e perpetuação dela desses indivíduos sobre os povos indígenas. Portanto, a alternativa correta é a letra B).
Bandeirantes e o Passado Esquecido
Em muitos lugares, principalmente em São Paulo, os bandeirantes foram tratados como heróis por serem responsáveis pela interiorização do Brasil, e por terem achado o ouro no Sudeste. Porém, o que foi deixado de lado na história, foi como esses bandeirantes violentaram os povos indígenas.
Muitos bandeirantes tinham como principal fonte lucrativa a guerra contra indígenas para capturá-los e vendê-los como escravos. Homenagear estes personagens históricos sem que haja uma crítica feita sobre suas ações é realizar um apagamento histórico da violência praticada por eles sobre os povos indígenas.
Saiba mais sobre "Bandeirantes" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/14307107
#SPJ4