O hormônio leptina é produzido pelo tecido adiposo, e atua na regulação da sensação de fome e saciedade. Deficiências na produção desse hormônio estão associadas ao desenvolvimento de obesidade, que é o acúmulo de gordura acima de 20% a massa do corpo. A deficiência na produção de leptina ocorre quando o indivíduo é homozigoto recessivo (indivíduos homozigotos dominantes ou heterozigotos produzem quantidades suficientes de leptina) para o gene que condiciona a produção deste hormônio.
Considere um casal, ambos com produção normal de leptina (assim como os pais do rapaz e os pais da moça), porém o irmão do rapaz e a irmã mais nova da moça são obesos por deficiência de leptina. Qual a probabilidade de, ao terem duas crianças, uma ser obesa por deficiência de leptina?
Respostas
De acordo com a primeira lei de Mendel, a probabilidade de, ao terem duas crianças, uma ser obesa por deficiência do hormônio leptina, será de 1/6.
Primeira Lei de Mendel
Partindo da Primeira Lei de Mendel, teremos que os genes serão representado por:
- aa- Deficiência de leptina;
- Aa/AA- Produção de leptina suficiente
Observe que como os genitores são normais, mas tiveram um filho com a deficiência em leptina, podemos concluir que eles possuem genes heterozigóticos dominantes, com isso, o cruzamento, será entre Aa x Aa.
Do cruzamento Aa x Aa, são gerados:
- AA;
- Aa;
- aA;
- aa
Se nasceram 2 crianças do cruzamento:
1º Espaço amostral = 4
2º Espaço amostral = 4
A probabilidade de ao menos 1 das crianças ter deficiência de leptina, será de:
1/4 (1 aa em 4 genes) * 1/3(demais genótipos)
1/4*1/3 = 1/12 (com "aa" na primeira ou segunda gestação)
1/12 * 2 = 1/6
leia mais sobre cruzamentos genéticos:
https://brainly.com.br/tarefa/14708175
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,.,.,.......