"No Brasil e em muitos outros países é grande o número de famílias que vivem em situações em que a pobreza, a violência e os efeitos da exclusão sociocultural fazem parte de seu cotidiano. A formação tradicional nas áreas da saúde e psicossocial costuma privilegiar o estudo dos efeitos causados sobre as famílias pela vida em condições em que, frequentemente, a pobreza está associada a diversas formas de viol
Respostas
Com relação as dificuldades do terapeuta familiar sistêmico em situações de vulnerabilidade, é correto o que se afirma em I, II, III e V, apenas.
Terapia Familiar Sistêmica em situações de vulnerabilidade
Na perspectiva da Terapia Familiar Sistêmica é necessário que o profissional se atente ao contexto e a complexidade que permeiam as relações interfamiliares. Nesse sentido, existem algumas dificuldades com as quais o profissional pode se deparar e algumas possíveis soluções:
- Atendimento de famílias que não pediram para ser atendidas, cuja solicitação do serviço vem de, por exemplo, instâncias judiciárias ou assistência social - o profissional deve se diferenciar dessas instituições e conquistar a confiança da família;
- Relacionamento com instâncias institucionais de assistência social e jurídicas - o profissional deve estabelecer vínculos que possibilitem a realização do trabalho.
- Tentativas de soluções que em geral não resolvem os problemas das famílias, trazendo consequências negativas para estas e para os profissionais - o profissional deve ampliar o olhar e atuar de modo intersetorial e contextualizado.
- Paralisação, burocratização do trabalho, frustração e desestímulo - o profissional deve evitar esses aspectos e buscar aproximar-se da rede de serviços envolvida no problema.
- Problemas físicos e mentais causados pelo trabalho em condições de insalubridade emocional e estresse - evitar se transformar em ativista político e assumir o papel de salvador da família e realizar ações de autocuidado e trabalho em equipe.
Como sua tarefa está incompleta, colocarei ela na íntegra abaixo:
"No Brasil e em muitos outros países é grande o número de famílias que vivem em situações em que a pobreza, a violência e os efeitos da exclusão sociocultural fazem parte de seu cotidiano. A formação tradicional nas áreas da saúde e psicossocial costuma privilegiar o estudo dos efeitos causados sobre as famílias pela vida em condições em que, frequentemente, a pobreza está associada a diversas formas de violência cotidiana, seja social ou política (PAKMAN, 1993). Mas pouca atenção é dirigida para as consequências e para o profissional que trabalha nestas circunstâncias.”
Dentro do contexto das dificuldades mais comuns que o trabalho com esta população traz para o profissional, analise as afirmativas a seguir:
- I. Recomendações para evitar a paralisia e burocratização do trabalho e também a frustração e desestímulo para os terapeutas.
- II. Tentativas de soluções que em geral não resolvem os problemas das famílias, trazendo consequências negativas para estas e para os profissionais.
- III. Problemas físicos e mentais causados pelo trabalho em condições de insalubridade emocional e estresse.
- IV. Atendimento de famílias em situação extrema de pobreza e falta de higiene.
- V. Relacionamento com instâncias institucionais de assistência social e jurídicas.
Agora, assinale apenas a alternativa correta:
- a. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
- b. Apenas as afirmativas I, II e III e V estão corretas.
- c. Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
- d. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
- e. Apenas as afirmativas I e V estão corretas.
Aprenda mais sobre a Terapia Familiar Sistêmica:
https://brainly.com.br/tarefa/17718486
#SPJ4
Resposta: Apenas as afirmativas I, II e III e V estão corretas.
Explicação: