Filme: Tempos modernos (só os primeiros 20 minutos do filme)
1) disserte sobre o contexto histórico reproduzido no filme. e qual a mensagem que Charles Chaplin pretendia passar
2) comente sobre as diversas consequências proporcionais pela revolução industrial
3) disserte sobre as três fases da revolução industrial, principais países e características
4) disserte sobre a noção de tempo dos funcionários a partir do personagem Carlitos
5) onde é possível no filme percebeu o conceito de fordismo e toyotismo
Disserte significa dar sua opinião sobre o assunto
Respostas
Resposta:
Explicação:
Tempos Modernos é um filme de 1936 idealizado por Charles Chaplin. A produção se tornou um clássico do cinema e é uma das mais conhecidas do cineasta.
O personagem principal é Carlitos, interpretado também por Chaplin. Essa figura inusitada é a marca registrada do artista e está presente na maioria de seus filmes.
Carlitos é um homem do povo. Ele consegue misturar humor com ingenuidade de forma brilhante, sendo assim um tipo de palhaço.
Tempos Modernos narra a vida de um trabalhador comum, um homem que está em busca de se estabelecer tanto profissionalmente quanto como indivíduo em uma sociedade cheia de inovações tecnológicas e contradições.
A história começa com Carlitos sendo operário em uma fábrica. Lá, o trabalho é cansativo e desinteressante, pois sua única função é rosquear parafusos.
O homem não se adapta à atividade repetitiva e às exigências do chefe, sempre cobrando por produtividade e desempenho.
O filme retrata a preocupação e a disposição dos donos dos meio de produção em conseguirem lucrar cada vez mais explorando trabalhadores.
O fato fica evidente na cena em que Carlitos é obrigado a testar uma "máquina de alimentação", que segundo seus inventores iria "facilitar" a hora do almoço dos funcionários.
Na verdade, era um aparelho que prometia "alimentar" os operários enquanto eles continuavam executando suas tarefas. Obviamente, a invenção não funciona direito, o que rende uma interpretação engraçadíssima de Chaplin.