• Matéria: Português
  • Autor: socorrojulya1958
  • Perguntado 3 anos atrás

Brasil é o 2º país com maior proporção de jovens sem trabalhar e sem estudar

O Brasil é o segundo país com a maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não conseguem nem emprego nem continuar os estudos. Os dados são do relatório "Education at a Glance 2022", da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), divulgado nesta segunda-feira (3). Segundo o documento, 35,9% dos jovens estão nessa situação no país. A proporção brasileira é o dobro da média dos países membros da OCDE, que é de 16,6% de pessoas dessa faixa etária sem trabalhar e estudar. (...) Conforme o relatório, o elevado percentual de pessoas excluídas desse processo de transição indica o alto risco de se distanciarem cada vez mais do mercado de trabalho. "Esse grupo, dos que não trabalham e não estudam, deveria ser uma grande preocupação para os governos, já que alertam para uma situação negativa de desemprego e desigualdades sociais", analisa o relatório. "É essencial que os países tenham políticas para prevenir que os jovens se tornem parte desse grupo ou que busquem ajudá-los a encontrar um emprego ou voltem a estudar", continua. (...) O relatório destaca ainda que, no Brasil, só 33% daqueles que acessam o ensino superior conseguem terminar a graduação dentro do tempo previsto. Quase metade (49%) só conclui o curso depois de três anos do prazo programado. O restante desiste da graduação ou termina em um tempo ainda maior.

1. Qual é o assunto central do texto?

2. O que os números apresentados na pesquisa apontam em relação aos de outros países? 

3. Segundo a análise da pesquisa, por que esses números apresentados são tão preocupantes?

4. A pesquisa ainda aponta dados preocupantes sobre o acesso de jovens no ensino superior. Quais são esses dados?

5. Indique a ideia expressa pelas palavras destacadas nos trechos abaixo:

causa - adição - finalidade - alternância -
conformidade - oposição - conclusão

a) "... não conseguem nem emprego nem continuar os estudos."

b) "Segundo o documento..."

c) "Conforme o relatório..."

d) "...já que alertam para uma situação negativa..." 

e) "...ou voltem a estudar."

6. O que você acha que leva um estudante do EJA ( Educação de jovens e adultos), a deixar de frequentar a escola quando mais jovens? E o que te faz retornar?

7. Escreva um parágrafo sobre o tema " A importância de políticas públicas para auxiliar o jovem a conseguir trabalho ou retornar os estudos".

respondam urgentemente ​

Respostas

respondido por: AC1969
2

1. O texto trata da grande quantidade de jovens brasileiros entre 18 e 24 anos que não estudam nem têm emprego, o que é considerado um sinal de desigualdade social.

 

2. A pesquisa mostra que o Brasil tem a segunda proporção mais alta de jovens fora do mercado e da escola no mundo. Enquanto outros países têm média de 16,6%, o país tem quase o dobro, 35,9%.

 

3. O texto aponta que este é um indício de desigualdade e exclusão social, podem resultar em um distanciamento cada vez maior do mercado de trabalho.

 

4. O levantamento aponta que apenas 33% dos jovens no ensino superior concluem o curso no prazo inicialmente previsto. E 49% levam mais de três anos adicionais para conclusão.

 

5. a) adição

b) conformidade

c) conformidade

d) causa

e) adição

   

6. Entre as causas possíveis para abandonar os estudos estão pressões pessoais, como necessidade de trabalhar, assim como dificuldade social (escola distante, desinteresse dos pais). O somatório de problemas sociais e pessoais também pode produzir dificuldades nos estudos, que levam ao abandono.

  • Os alunos que optam por voltar, via EJA, desejam melhorar sua situação, através de estudo formal e colocação no mercado de trabalho.

 

7. Programas sociais que estimulam o trabalho como aprendiz ou facilitam a retomada dos estudos são estatisticamente muito relevantes. O Brasil conta com o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e os projetos de estágio do Sistema S, que envolvem milhares de jovens no País. Trata-se de um grande contingente de jovens que de outra forma não teria estudo ou trabalho.

 

O desafio da inclusão dos jovens

O exercício trata dos jovens que não estão estudando nem trabalhando, uma condição às vezes referida como "nem-nem". Este problema social, segundo especialistas, seria produzido por diferentes fatores:

  • Desigualdade social e falta de acesso a oportunidades.
  • Crise econômica, que tem impacto maior em certas áreas.
  • Sistema educacional precário.

 

Continue aprendendo sobre EJA aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/52591275

https://brainly.com.br/tarefa/19670740

https://brainly.com.br/tarefa/28351733

 

#SPJ1


socorrojulya1958: Muito obrigado
socorrojulya1958: Agradeço atenciosamente
socorrojulya1958: 83 9 8795-1290
socorrojulya1958: Manda um oi
Perguntas similares