"Em cada país, há, pelo menos, uma língua de sinais. No Brasil, usamos a língua de sinais brasileira, LIBRAS, que é diferente da língua de sinais francesa, da língua de sinais americana e de todas as outras línguas de sinais espalhadas pelo mundo. " (QUADROS; PIMENTA, 2008, p. 62. ). Considerando o texto e a imagem, indique a alternativa que justifica a razão pela qual os alfabetos do Brasil e da França apresentam grande semelhança, uma vez que cada país possui uma língua de sinais distinta. 2016. 2-U1S4-AFU-LBS-Q01
Respostas
Sobre LIBRAS, o estudo de língua de sinais no Brasil, é mui importante que saibamos onde surge esta relação linguística importante para a inclusão de brasileiros pessoas não vocais. Ernest Huet, que trouxe a língua ao Brasil, é francês, então não é coincidência que nossa língua de sinais pareça com a língua francesa. Assinalaremos a alternativa D.
LIBRAS: a inclusão iniciada no primeiro reinado
Quando no primeiro reinado, Pedro I chamou ao Brasil seu amigo Ernest Huet para que este desenvolvesse o estudo de língua de sinais ao país.
Como este padre é francês, algumas coisas fizeram sentido pelas línguas serem latinas. Ainda assim, por vivência linguística, a LIBRAS se modificou com regionalismos, o que foi importante para a assimilação popular.
Complemento da questão — alternativas:
- a) Apenas as palavras/sinais das línguas de sinais se diferenciam em cada país, o alfabeto manual é o mesmo para todos.
- b) Os alfabetos manuais apresentados na imagem não pertencem à comunidade surda, mas sim aos monges beneditinos que vivem em voto de silêncio.
- c) Os alfabetos se assemelham, pois ambos foram criados pelo imperador romano Justiniano, durante a Antiguidade.
- d) Os alfabetos se assemelham porque o primeiro educador de surdos no Brasil era um surdo francês.
- e) Trata-se de uma coincidência, pois somente os alfabetos da França e do Brasil apresentam essa semelhança.
LIBRAS — complemento de leitura: https://brainly.com.br/tarefa/16300146
#SPJ4