• Matéria: História
  • Autor: alejandrafigue795
  • Perguntado 3 anos atrás

"Para enfrentar o racismo, a discriminação racial, este movimento que se transformou no Movimento Negro Unificado, mudou a forma da população negra lutar, saindo das salas de debates e conferência, atividades lúdicas e esportivas, para ações de confronto aos atos de racismo e discriminação racial, elaborando panfletos e jornais, realizando atos públicos e criando núcleos organizados em associações recreativas, de moradores, categorias de trabalhadores, nas universidades públicas e privadas. O movimento tirou proveito das divergências conjunturais, mesmo dos setores da burguesia: exemplo, jornais burgueses como "A Folha de São Paulo" e "O Estado de São Paulo". Articulamos, também, com mídia internacional, favoráveis ao fim da Ditadura Militar e outros setores". Considerando os movimentos negros e sua representatividade no país, é correto afirmar que: Escolha uma:

Respostas

respondido por: heloisagoncalves745
0

Acerca da representatividade dos movimentos negros no Brasil, é correto afirmar que o combate ao racismo é embasado em uma resistência secular sob a forma política, cultural e religiosa. Alternativa D.

O combate ao racismo no Brasil

É entendido que quando o preconceito contra o negro se intensifica no Brasil e os grupos passam a ser vítimas de inúmeras barbáries, a exemplo do sistema escravista, eles não tinham muitos meios de defesa e nem mecanismos legais que os amparassem, sendo assim, apenas a resistência poderia ser utilizada, algo notável frente à manutenção quase original de sua religiosidade, por exemplo.

Os negros africanos escravizados entendiam que os europeus poderiam exaurir suas forças, poderiam os torturar e massacrar, mas nunca seriam capazes de combater sua subjetividade, seus preceitos milenares que não deixavam eles se entregarem totalmente ou aceitarem pacificamente a desumanidade da escravidão, mas que, em seus alojamentos, professassem sua e costumes.

Abaixo, as alternativas da questão:

  • a. apesar da forte presença nos centros urbanos e rurais para combater o racismo, o preconceito estava presente nesses movimentos ao suprimir o protagonismo das mulheres negras;
  • b. diferentemente do que as pessoas acreditam, esses movimentos têm uma forte atuação em cidades, periferias e no mundo real, onde não há população quilombola;
  • c. mesmo com a afirmação da identidade negra e a visibilidade do negro presente no início do século XX, a expressão significativa na imprensa, literatura e a presença no poder político ocorre apenas no século XXI;
  • d. o combate ao racismo no Brasil é embasado em uma resistência secular sob a forma política, cultural e religiosa;
  • e. os movimentos negros foram fundamentais para o combate ao racismo, mas, não foi determinante para a implantação das políticas de cotas raciais no país.

Aprenda mais sobre o racismo no Brasil: brainly.com.br/tarefa/12489026

#SPJ4

respondido por: nayarakellyt
0

Resposta: o combate ao racismo no Brasil é embasado em uma resistência secular sob a forma política, cultural e religiosa.

Explicação:

Perguntas similares