Na teoria da montagem cinematográfica, é possível observar duas vertentes ou tendências ideológicas opostas: a montagem narrativa e a montagem como produção de sentido. A primeira, desenvolvida pelos norte-americanos Edwin Porter e David Griffith; e a segunda, desenvolvida pela escola soviética, que possui grandes nomes como referência, como Sergei Eisenstein. Uma das grandes ações inovadoras que essas escolas proporcionaram ao cinema, foi o corte de câmera, a possibilidade alternar os planos para traduzir a passagem de uma imagem para a outra, de um lugar para o outro, de um ponto de vista. Essa linguagem é utilizada até hoje para compor a narrativa audiovisual e assim, auxiliar no desenvolvimento da obra cinematográfica.
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando o conteúdo estudado no livro e as informações trabalhadas nas aulas conceituais sobre linguagem audiovisual, avalia as afirmativas e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I - O corte de câmera pode sugerir uma mudança de assunto, corrigir um erro e até mesmo, dar significado à narrativa audiovisual.
II - Cada enquadramento tem uma justificativa estratégica de utilização. Por exemplo, se eu quiser posicionar o meu personagem como alguém perigoso, poderoso e grande, posso enquadrá-lo em um contra-plongée, isso o fará parecer mais imponente.
III - O plano geral pode ser utilizado como forma de contextualizar o local onde a cena acontece. Por exemplo, se o personagem saiu para viajar, é possível fazer uma imagem dele no carro, na estrada, e logo na sequência, um plano geral de uma praia. Isso daria o sentido de que ele está chegando neste local.
IV - O plano consiste na distância entre a lente da câmera e o objeto ou pessoa a ser enquadrado no filme.
As afirmativas são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, V.
Alternativa 2:
F, V, V, V.
Alternativa 3:
F, V, V, F.
Alternativa 4:
F, F, F, V.
Alternativa 5:
V, F, F, V.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: Aleternativa 1 VVVV
Explicação:
Páginas 23 a 26
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás