02. Uma caneta foi colocada entre dois espelhos planos associados, que formam ângulo reto entre si. Qual o número de imagens formadas pelos espelhos?
Respostas
Resposta:
Vamos tomar dois espelhos planos E1 e E2 que formam entre si um angulo α para o qual estão voltadas as suas superfícies refletoras e colocar no interior desses espelhos um ponto objeto real P, luminoso ou iluminado.
Os raios de luz provenientes desse ponto sofrem reflexão regular, tanto no espelhos E1 como no E2, formando as respectivas imagens virtuais O1 e O2.
Por sua vez, os raios que se refletem em um dos espelhos, incidem no outro, cada ponto imagem funcionando como ponto objeto e, com isso, formando novas imagens virtuais.
Essas várias reflexões ocorrem até que as imagens se formem atrás de ambas as superfícies refletoras e que não podem mais servir de objeto para os espelhos (parte hachurada da figura da esquerda acima).
Portanto, para cada ângulo a existe um número determinado de imagens.
Observe na figura da direita acima que, qualquer que seja a posição do observador e do objeto (ambos entre os espelhos) o observador sempre enxergará as imagens (neste exemplo 3 imagens, ângulo de 90o).
As imagens estão situadas numa mesma circunferência com centro no encontro dos dois espelhos.
Sendo n o número de imagens e α o ângulo entre os dois espelhos, a relação entre eles é fornecida pela expressão:
Explicação: