"Oh, se a gente preta tirada das brenhas da sua Etiópia, e passada ao Brasil, conhecera bem quanto deve a Deus e a Sua Santíssima Mãe por este que pode parecer desterro, cativeiro e desgraça, e não é senão milagre, e grande milagre!" (VIEIRA, Padre Antônio Apud ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 18
Respostas
Considerando que a questão completa está representada abaixo, o tráfico de negros para o Brasil foi importante elemento de lucratividade, favorecendo a acumulação de capitais na metrópole. Gabarito letra (C).
O tráfico de negros para o Brasil
No Brasil, a implantação da escravidão de africanos se deve à escassez de mão de obra indígena juntamente com os interesses da metrópole em desenvolver o comércio ultramarino.
Praticado pelos portugueses desde o século XV para suprir a carência de mão de obra europeia, o tráfico de escravos africanos foi um negócio altamente lucrativo para a metrópole portuguesa.
Essa atividade tornou-se ainda mais lucrativa a partir do aumento da produção canavieira, no século XVI, e foi ampliada por todas as atividades da colônia portuguesa, vindo a ser considerada base de sua economia.
Acredito que a questão completa seja esta:
"Oh, se a gente preta tirada das brenhas da sua Etiópia, e passada ao Brasil, conhecera bem quanto deve a Deus e a Sua Santíssima Mãe por este que pode parecer desterro, cativeiro e desgraça, e não é senão milagre, e grande milagre!" (VIEIRA, Padre Antônio Apud ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 18 O tráfico de negros para o Brasil foi importante elemento de:
A. acesso à mão de obra de baixa rentabilidade econômica.
B. estímulo ao comércio de índios enviados para Portugal.
C. lucratividade, favorecendo a acumulação de capitais na metrópole.
D. incentivo à produção de manufaturas para o mercado interno.
E. predomínio da agricultura de subsistência e da policultura."
Aprenda mais sobre a escravidão no Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22454657
#SPJ4