Autonomia dos povos indígenas na escolha dos modos de educação de suas crianças de 0 a 5 anos de idade. Estamos falando de:.
Respostas
A autonomia educacional indígena permite que as crianças de até 5 anos sejam agraciadas com uma educação que mantenha uma relação viva com os conhecimentos, crenças, valores e memórias de seu povo. Alternativa A.
Como deve ser a educação indígena?
Se antes era considerado que os educadores, a exemplo dos jesuítas, tinham total autonomia para educar os indígenas ao seu modo, o que significava uma interferência em sua cultura original por meio da inserção de métodos e conteúdos de ensino que prezassem pela cultura dominante, agora, devido às garantias nas constituições da educação, os povos indígenas podem ensinar as crianças da tribo a partir de suas tradições ancestrais.
O que significa não apenas a alfabetização, mas a transmissão de elementos de sua cultura, a exemplo das danças, mitologias e modo de vida, assim, quando a criança indígena estiver em uma sala de aula regular, não terá problemas para conciliar as duas abordagens educativas distintas e complementares.
Abaixo, o enunciado completo:
Sabendo da garantia da autonomia dos povos indígenas na escolha dos modos de educação de suas crianças de 0 a 5 anos de idade, assinale a alternativa correta sobre as propostas pedagógicas para os povos indígenas que optarem pela Educação Infantil.
Estamos falando de:
- A. Devem proporcionar uma relação viva com os conhecimentos, crenças, valores, concepções de mundo e as memórias de seu povo;
- B. Devem reafirmar os costumes da cultura dominante na região, como elementos de inclusão das crianças indígenas na sociedade moderna;
- C. Devem oferecer a educação tradicional e os valores das famílias brasileiras e articularem-se as práticas de educação e cuidado vigentes;
- D. Adequar calendário, agrupamentos etários e organização de tempos, atividades e ambientes de modo a padronizar a Rede de Ensino Municipal.
Aprenda mais sobre a educação indígena: brainly.com.br/tarefa/21020277
#SPJ4