• Matéria: História
  • Autor: julianafernandapf07
  • Perguntado 2 anos atrás

“A ordem social emergente da modernidade é capitalista tanto em seu sistema econômico como em suas outras instituições. O caráter móvel, inquieto da modernidade é explicado como um resultado do ciclo investimento-lucro investimento que, combinado com a tendência geral da taxa de lucro a declinar, ocasiona uma disposição constante para o sistema expandir.”



GIDDENS, A. A Terceira Via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009, p. 20.



A partir da leitura do excerto, fica evidente o papel do capitalismo como sistema econômico que estabelece a ordem social na sociedade moderna. Assim, considerando o conteúdo estudado no livro-texto da disciplina, analise as afirmativas a seguir:



I. A sociedade contemporânea é operada por mecanismos díspares e democráticos e pela ordem social subjacente à equidade social.

II. A sociedade contemporânea é formada por mecanismos produtores de diferenças, mutabilidade e desconexões.

III. A sociedade contemporânea, configurada pela ordem hegemônica, tem como destaque a balbúrdia dos Estados nacionais modernos.

IV. A sociedade contemporânea, configurada pela ordem hegemônica, é caracterizada por culturas padronizadas.



Está correto apenas o que se afirma em:

a.
III e IV.

b.
II e IV.

c.
I e II.

d.
I e IV.

e.
II e III.

Respostas

respondido por: weloliveira2010
0

Resposta:

Explicação:

respondido por: mcunhab
1

Resposta:

II e IV.

Explicação:

Perguntas similares
5 anos atrás