• Matéria: Biologia
  • Autor: 4lvarezricardo2007
  • Perguntado 3 anos atrás

A Constituição de 1988 é a atual Carta Magna do Brasil que serve de parâmetro para as demais legislações vigentes no país. Aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte, ela foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988 [...].



[...] A Constituição de 1988 consolidou a transição de um regime autoritário para um democrático. Assim, restabeleceu a inviolabilidade de direitos e liberdades básicas e instituiu preceitos progressistas, tais como a igualdade [...], a criminalização do racismo, a proibição da tortura e direitos sociais, como educação, trabalho e saúde.



De acordo com esse texto, a Constituição brasileira de 1988 possibilitou a
a) aliança entre classes sociais.
b) ampliação do acesso à cidadania.
c) manutenção do sistema político.
d) queda das desigualdades sociais.

Respostas

respondido por: ednetmello
9

A alternativa correta é a letra B. A Constituição de 1988, atual Carta Magna do Brasil, possibilitou a ampliação do acesso  cidadania, como o direito ao voto a cidadãos analfabetos, a indivíduos entre 16 a 18 anos,  ampliou diversos direitos sociais que não eram concedidos aos cidadãos durante o período da ditadura.

Carta Magma do Brasil

A Carta Magna brasileira é a constituição de 1988, no qual está presente os direitos humanos, o direito a uma sociedade livre, justa e solidária.

Também conhecida como a Constituição Cidadã, por ampliar o acesso à cidadania, dando direito àqueles indivíduos analfabetos de exercerem a cidadania, a democracia a partir do voto. Que garante o direito  individual, político, social, econômico e cultural aos cidadãos.

Saiba mais sobre a constituição de 1988 em:

https://brainly.com.br/tarefa/47001512

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares