• Matéria: Filosofia
  • Autor: tainasuzart2555
  • Perguntado 3 anos atrás

"Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio. " (KANT, 2007, p. 69). Esse trecho da Fundamentação da Metafísica dos Costumes está descrevendo: a. Uma parte do imperativo categórico, o qual descreve como podemos utilizar os outros como "ponte" para alcançarmos resultados. B. Uma parte do imperativo hipotético, segundo o qual não devemos utilizar os outros como "ponte" para alcançarmos resultados. C. Uma parte do imperativo hipotético, segundo o qual podemos utilizar os outros como "ponte" para alcançarmos resultados. D. Uma parte do imperativo categórico, segundo o qual não devemos utilizar os outros como "ponte" para alcançarmos resultados. E. Uma reflexão de como a filosofia pode utilizar princípios religiosos para fundamentar princípios éticos

Respostas

respondido por: larissamagrani
0

Esse trecho da Fundamentação da Metafísica dos Costumes está descrevendo uma parte do imperativo categórico, segundo o qual não devemos utilizar os outros como "ponte" para alcançarmos resultados.

O imperativo categórico

Segundo a máxima kantiana, o sujeito deve agir de tal forma que a sua ação se torne uma ação universal e que sirva para todos.

A ética do dever, para Kant, é a deontologia, isto é, o estudo do dever e a sua aplicação na sociedade.  

De acordo com Kant, a ação humana não deve se pautar no achismo e na mera intenção de agir. Ela deve ser puramente racional e seguir, no máximo, o respeito ao próximo.

A deontologia é regrada e ordenada, objetiva e guiada, somente, pela razão humana, pois se assim não for, ela será particular e subjetiva, não havendo um parâmetro ético no mundo.

Saiba mais sobre o imperativo categórico em: https://brainly.com.br/tarefa/20719232

#SPJ4

Perguntas similares