Por que em uma associação de resistores EM SÉRIE a tensão VARIA e em uma associação de resistores EM PARALELO a tensão é CONSTANTE? Quero entender a lógica dessas afirmações
Respostas
respondido por:
0
Em resistores em série a tensão varia, pois ela cai com a distância, e a corrente permanece constante em todos os resistores. Em resistores em paralelo, os resistores são colocados todos a uma mesma distância em relação ao fio, portanto, a diferença de potencial é a mesma em todos, e a corrente é dividida nos ramos do circuito.
Associação de resistores
Um resistor, na física, é um material projetado para que se oponha à corrente elétrica, ou seja, para que ela não passe com tanta facilidade como passaria se ele não existisse no local.
Há duas formas de configurar uma associação de resistores em um circuito, e são elas:
- Associação em série: Nela, os resistores são postos um em sequência do outro, fazendo com que todos os resistores sejam percorridos pela mesma corrente elétrica, ou seja, corrente é uma constante, e a tensão diminui com a distância, do fio, portanto, varia.
Uma resistência equivalente neste sistema de resistência é dada pela soma dos valores.
Portanto: Req=R1+R2+R3+...+Rn - Associação em paralelo: Nesta configuração, os resistores são colocados um ao lado do outro, fazendo com que estejam todos a uma mesma distância em relação ao comprimento do fio, então, a tensão é a mesma em todos, e a corrente agora varia, pois ela foi dividida nos ramos do circuito.
Uma resistência equivalente neste sistema é dada pela soma dos inversos das resistências.
Portanto: 1/Req=1/R1+1/R2+...+1/Rn
Leia mais sobre associação de resistores em:
https://brainly.com.br/tarefa/6503515
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás